Escuderia italiana adota visual retrô para o fim de semana da nona etapa. Foto: Scuderia Ferrari /Divulgação

Escuderia italiana adota visual retrô para o fim de semana da nona etapa. Foto: Scuderia Ferrari /Divulgação

A Ferrari encontrou uma forma marcante para celebrar sua milésima corrida na Fórmula 1, no próximo domingo (13), o GP da Toscana, em Mugello, pista de sua propriedade e que sediará um evento da categoria pela primeira vez.

O vermelho sempre foi a cor oficial da Ferrari na Fórmula 1, mas em tons bens distintos daquele que utilizará na prova deste fim de semana, o Burgundy (Borgonha), reprodução fiel ao vermelho do primeiro carro da equipe na categoria, o modelo 125 S primeiro modelo de competição da fábrica italiana.

O GP da Toscana, nono da temporada, será o primeiro de 2020 que terá presença de público, ainda que reduzido, em razão da pandemia do novo coronavírus. Serão 2.880 espectadores distantes entre si, respeitando o protocolo estabelecido pelas autoridades locais de saúde.

HISTÓRICO

Em 999 GPs disputados na Fórmula 1, a Ferrari venceu 232 (24,2%) e conquistou 215 poles (22,6%). Foram 16 campeonatos conquistados entre os construtores e 15 entre os pilotos. Todas estas marcas são recordes absolutos nos 70 anos da categoria, bem como de voltas mais rápidas (233), equivalente 25,41%.

Ferrari 125 S, primeiro modelo da Ferrari para ompetições. A cor Burgundy (Borgonha) será utilizada no fim de semana no GP da Toscana, em Mugello, por Vettel e Leclerc. Foto: Reprodução

PRESENÇA DO FILHO DE MICHAEL SCHUMACHER

Antes da prova, no domingo (13), Mick Schumacher, filho do heptacampeão mundial Michael Schumacher, conduzirá a F2004 que seu pai utilizou na temporada de 2004, último título conquistado pelo alemão, hoje afastado da vida social em razão do gravíssimo acidente que sofreu esquiando nos Alpes Franceses, na estação de esqui de Méribel, em 29 de dezembro de 2013.

A PISTA

O circuito de Mugello foi inaugurado em 1974, modernizado a partir do Circuito Stradale, de 1914 (que chegou a ter 64 quilômetros de extensão, passando por várias estradas), encravado nas colinas entre os municípios de Scarperia & San Piero e Sieve, e desde 1998 é de propriedade da Ferrari e no começo dos anos 90 passou por uma ampla modernização. 

Com 5.245 metros de extensão, uma reta de 1.114 metros, 15 curvas (sendo nove à direita e seis à esquerda), a pista tem classificação de nível 3 estrelas da FIA, e há vários anos integra o calendário da MotoGP, categoria notadamente conhecida pelas elevadas exigências no tocante à segurança. É um circuito de média para alta velocidade.

A freada da primeira curva, a San Donato, é um dos pontos de maior exigência para o equipamento, após uma longa reta plana. Depois, duas curvas, a Luco e a Poggio Secco. Uma reta curta leva a dois esses (Materassi e Borgo San Lorenzo), para uma complicada sequência de duas curvas na direção oposta, Casanova e Savelli.

As duas curvas mais desafiadoras vem na sequência: Arrabbiata 1 e 2, sendo a segunda delas a mais difícil, situada no topo de uma colina em que não é simples entender qual o melhor ponto de tangência.

O próximo conjunto de esses é composto pela Scarperia e Palagio. Uma reta curta, depois, leva para uma curva longa, a Correntaio, após a qual há o quarto conjunto rápido de esses, este composto pelas curvas Biondetti 1 e Biondetti 2. A volta está quase terminada além do contorno da Bucine, uma curva de 180 graus que traz os competidores de volta à reta de chegada e largada.

O circuito italiano de Mugello, que sediará o GP da Toscana, milésimo a ser disputado pela Ferrari na Fórmula 1, com seus 5.245 metros de extensão. Imagem: Scuderia Ferrari/Divulgação

O VICE-PRESIDENTE DA FERRARI

Piero Ferrari, vice-presidente da Ferrari, falou sobre a escolha da pintura para os carros de Sebastian Vettel e Charles Leclerc no milésimo GP da escuderia na Fórmula 1.

“O 1000º Grande Prêmio da Scuderia Ferrari é um marco muito importante, portanto, teve que ser marcado de uma forma especial. É por isso que decidimos usar uma pintura única nos carros para este evento, com os SF1000s indo para a pista do Circuito de Mugello na cor da Borgonha visto pela primeira vez no 125 S, o primeiro carro de corrida a levar o nome Ferrari. Até mesmo a aparência dos números de corrida nos carros de Charles e Sebastian refletirá a tradição do passado, dando a impressão de serem pintados à mão na carenagem. Além disso, os macacões dos pilotos também combinarão com a pintura dos carros", disse Piero Ferrari.

A SF1000, modelo da Ferrari em 2020, com a cor especial que utilizará em seu milésimo GP na F1, em Mugello. Foto: Scuderia Ferrari/Divulgação

EXPECTATIVA

O momento de celebração da Ferrari, pelo milésimo GP alcançado na Fórmula 1, é um contraponto à fase vivida pelo time de Maranello em 2020.

Em que pesem dois pódios na atual temporada, absolutamente fortuitos, de Leclerc, nos GPs da Áustria (segundo lugar) e da Grã-Bretanha (terceiro lugar), a Ferrari é apenas a sexta colocada entre os construtores, com 61 pontos, nove atrás da Renault. A Mercedes, que lidera, soma 281 pontos.

Na última prova, também em território italiano, em Monza, nem Vettel nem Leclerc terminaram. O alemão enfrentou problema de freios e o monegasco bateu forte na parabólica na prova que foi vencida, pela primeira vez aliás, pelo francês Pierre Gasly (Alpha Tauri).

Charles Leclerc e Sebstian Vettel com os macacões que utilizarão, na mesma padronagem da SF1000. Foto: Scuderia Ferrari/Divulgação

PROGRAMAÇÃO PARA O GP DA TOSCANA (MUGELLO)

SEXTA-FEIRA (11)
Treino Livre 1   06:00 – 07:30 (SporTV)
Treino Livre 2   10:00 – 11:30 (SporTV)

SÁBADO (12)

Treino Livre 3   07:00 – 08:00 (SporTV)
Classificação – 10:00 – 11:00 (SporTV)

DOMINGO (13)
Largada para o GP (59 voltas) – 10:10 (Globo)

 




   

 

CLIQUE AQUI PARA ACESSAR A HOME DE AUTOMOBILISMO DO PORTAL TERCEIRO TEMPO

CLIQUE AQUI PARA ACESSAR O CANAL DO BELLA MACCCHINA NO YOU TUBE

 

 

 

Últimas do seu time