Por João Antonio de Carvalho
O Brasil pode ser considerado uma potência nas maratonas aquáticas, principalmente pelos resultados alcançado pela dupla Poliana Okimoto e Ana Marcela Cunha.
Poliana tem quatro medalhas em Campeonatos Mundiais, duas em Jogos Pan-Americanos, um título da Copa do Mundo, e a de bronze olímpica, alcançada na Rio 2016.
Ana Marcela tem nove medalhas em Mundiais, uma no Pan-Pacific deste ano, três títulos da Copa do Mundo e duas participações olímpicas, 5ª em 2008 e 10ª em 2016.
Até o masculino conta com um título de Copa do Mundo, alcançado em 2014 por Allan do Carmo.
Com a aposentadoria de Poliana Okimoto, a esperança brasileira de medalha nos Jogos Olímpicos de 2020 ficam nas mãos de Ana Marcela, e passam também pelo trabalho do treinador Fernando Possenti.
Ele iniciou seu trabalho com a nadadora em 2013 e de lá para cá tanto ela como ele já foram eleitos os melhores do ano pela FINA (Federação Internacional de Natação) em três oportunidades.
O trabalho foi interrompido por alguns meses durante os Jogos do Rio em 2016, mas logo foi retomado visando a próxima olimpíada, quando ela estará com apenas 28 anos.
Nós conversamos com Fernando Possenti, que contou da sua experiência no esporte, nas conquistas e na expectativa para Tóquio 2020. Confira!
Saudade: Há cinco anos morria Fernando Vannucci, do bordão 'Alô, você!'
24/11/2025Faltou dinheiro na conta nos últimos dias de Pelé. Por Wladimir Miranda
24/11/2025Em confronto de ameaçados, Internacional recebe o Santos no Beira-Rio; as equipes
24/11/2025Olhos no retrovisor: Hamilton conquistava seu segundo título na F1 há 11 anos, o primeiro pela Mercedes
23/11/2025Achados & Perdidos: Flamengo vencia o Cobreloa há 44 anos e conquistava sua primeira Libertadores
23/11/2025