O piloto brasileiro Felipe Massa, de 35 anos, anunciou nesta quinta-feira (1º de setembro) em Monza, na Itália, que deixará a Fórmula 1 ao término da temporada.
Na Williams desde 2014, Massa revelou sua decisão ao lado de familiares e de Claire Williams, filha do patrono da equipe, Frank Williams, que atualmente está à frente do time inglês.
"Durante a carreira de um piloto de F1, há momentos muito especiais e o que vou contar agora faz com que eu me emocione um pouco. Nos últimos meses, pensei muito sobre meu futuro e tomei a decisão de que ao fim desta temporada vou deixar a F1. A vida nos apresenta uma série de decisões, e acho que chegou o momento em que tenho de seguir e fazer algo diferente. Talvez eu volte a estar ao volante de um carro de corridas, mas a única coisa é que agora vou ter muito tempo para decidir o que vou fazer no futuro", disse Massa ao site `Motorsport.com´.
CARREIRA NA F1
Felipe Massa, que nasceu em São Paulo e foi criado no interior do estado (em Botucatu), estreou na Fórmula 1 em 2002 pela Sauber, pontuando logo no segundo GP, na Malásia, em sexto lugar. Sem equipe para 2003, foi piloto de testes da Ferrari e retornou à mesma Sauber em 2004, equipe vinculada à Ferrari, pois dela recebia motores. Ficou no time suíço até 2005.
Em 2006 foi contratado pela Ferrari, para a vaga deixada por Rubens Barrichello (de saída para a Honda) e fez dupla com Michael Schumacher até 2009 no time de Maranello, até a chegada de Fernando Alonso, com quem esteve até 2013, para ao término do ano anunciar sua transferência para a Ferrari.
NÚMEROS
Na F1, até o GP passado, na Bélgica, Felipe Massa venceu 11 corridas (mesmo número de Barrichello) e conquistou 16 poles e 15 voltas mais rápidas.
TÍTULO "BATEU NA TRAVE"
Massa ficou muito perto do título em 2008, com o vice-campeonato, com seis vitórias (Bahrein, Turquia, França, Europa/Valência, Bélgica e Brasil).
A última corrida de 2008 teve um final dramático. Felipe Massa venceu o GP do Brasil e precisava que Lewis Hamilton (à época na McLaren-Mercedes) não terminasse entre os quatro primeiros.
Na curva da Junção, Hamilton ultrapassou o alemão Timo Glock (Toyota), que estava com pneus sclicks com a pista molhada. O inglês acabou ficando com o título com um ponto de vantagem para Massa (98 a 97).
FUTURO
Embora não tenha deixado pistas sobre o que vai fazer em 2017, dificilmente Felipe Massa ficará fora do automobilismo. No exterior, WEC (Campeonato Mundial de Endurance), DTM (Campeonato de Turismo Alemão), a Fórmula Indy e a ascendente F-E são algumas alternativas. No Brasil, a opção seria a Stock Car, que reúne atualmente alguns nomes que passaram pela F1, como Rubens Barrichello e Ricardo Zonta.
WILLIAMS SEM MASSA
A equipe de Grove, segundo a imprensa alemã, deve renovar o vínculo com o finlandês Valtteri Bottas pelas duas próximas temporadas. A vaga de Massa deve ser uma das mais cobiçadas, em que pese o momento não muito auspicioso. Jenson Button, Sergio Pérez e Felipe Nasr estão entre as possibilidades para ocupar um dos cockpits.
CLIQUE AQUI E VEJA A PÁGINA DE FELIPE MASSA NA SEÇÃO "QUE FIM LEVOU?".
Achados & Perdidos: Há sete anos, nas penalidades, a Espanha era eliminada da Copa do Mundo pela anfitriã Rússia
01/07/2025O dia em que Milton Neves recebeu equipe do UOL para contar muitos de seus 'causos'
01/07/2025Maurílio, ex-Palmeiras, hoje treinador, é o convidado da live de Marcos Falopa nesta terça-feira
01/07/2025Achados & Perdidos: Há 16 anos o Corinthians conquistava seu terceiro e último título na Copa do Brasil
01/07/2025Saudade: Há dois anos morria o jornalista Gil Rocha
30/06/2025