Modelo virtual do time norte-americano. Imagem: Divulgação/MoneyGram Haas F1 Team

Modelo virtual do time norte-americano. Imagem: Divulgação/MoneyGram Haas F1 Team

Última colocada no Mundial da Fórmula 1 em 2023, a Haas abriu a temporada de lançamentos da categoria apresentando seu VF-24 nesta sexta-feira (2), mas apenas com um modelo virtual, em imagens de computador divulgadas pelo site oficial da equipe.

O time norte-americano programou um shakedown em Silvestone para o dia 11 de fevereiro, antes dos testes da pré-temporada, entre 21 e 23 de fevereio no Bahrein, mesmo local programado para a abertura do campeonato, no dia 2 de março.

Para economizar em peso, o VF-24 tem mais preto em seu layout, na verdade a fibra de carbono nua e crua é predominante, com detalhes em vermelho e branco.

Gene Haas, CEO da Haas, disse estar ansioso por ver o novo carro do time na pista, e também elogiou sua dupla de pilotos, o alemão Nico Hulkenberg e o dinamarquês Kevin Magnussen.

“Estou ansioso para ver o VF-24 correndo e correndo – um sentimento que sei que compartilho com nossos parceiros e, na verdade, com toda a equipe. Com Nico Hulkenberg e Kevin Magnussen, também sabemos que temos um grande par de pilotos ao volante, a sua experiência será novamente inestimável à medida que desenvolvemos o nosso programa ao longo do ano. Aproveitamos o período de entressafra para implementar processos para melhorar e, em última análise, melhorar nosso desempenho geral. Em breve veremos como estamos", resumiu Gene Haas.

O VF-24 é a aposta da Haas para deixar o fim do pelotão. Imagem: Divulgação/MoneyGram Haas F1 Team 

Realista, o novo chefe de equipe, o japonês Ayao Komatso ponderou sobre a necessidade de que a equipe trabalhe bastante para uma melhora de performance.

“Somos realistas quanto às nossas expectativas para o início do VF-24, mas ainda é um momento emocionante em qualquer temporada de Fórmula 1 para mostrar o carro. Há muito trabalho pela frente para progredir e aumentar nosso desempenho, mas todos aqui estão altamente motivados e ansiosos para entrar no caminho certo com o VF-24. Sei que maximizaremos nosso tempo no Bahrein com todos os vários itens que precisamos resolver. Resumindo, mal podemos esperar para começar a temporada", avaliou Komatso.

Com o regulamento engessado, nenhuma grande novidade aerodinâmica relevante, ao menos na parte visível do carro, exceto pelos sidepods mais arredondatos em relação ao modelo do ano passado.

A equipe, que segue parceira da Ferrari, recebendo propulsores do time de Maranello, também divulgou nesta semana a manutenção de Pietro Fittipaldi como piloto reserva e de desenvolvimento, e também contará com o jovem britânico Oliver Berrman, de 18 anos, que disputou a Fórmula 2 em 2023 e segue na categoria neste ano.

Bearman concluiu seu ano de estreia na F2 em sexto lugar, com três vitórias. Pietro Fittipaldi, por sua vez, fará em 2024 sua primeira temporada completa pela IndyCar, pela RLL. Pietro, de 27 anos, já disputou dois GPs pela F1, pela própria Haas, em 2020, substituindo Romain Grosjean. 

PRÓXIMOS LANÇAMENTOS

Depois da Haas, dois lançamentos estão programados para a segunda-feira (5): o C44 da Sauber e o FW46 da Williams.

Ainda na próxima semana, mais dois carros serão desvendados, dias 7 e 8, respectivamente: o A524 da Alpine e o modelo da Racing Bulls (ex-AlphaTauri), cuja nomenclatura ainda não foi divulgada.

Na sequência, as cinco equipes restantes trazem à luz os seus monopostos: a Aston Martin com seu AMR24 no dia 12; a Ferrari, com a SF-24 no dia 13; a Mercedes, com o F1 W15 e a McLaren com o MCL38, ambas no dia 14 e, por fim, no dia 15, a Red Bull, força a ser batida após o tricampeonato consecutivo de Max Verstappen, que virá com o modelo RB20 neste ano.

     

 

CLIQUE AQUI PARA ACESSAR A HOME DE AUTOMOBILISMO DO PORTAL TERCEIRO TEMPO 

CLIQUE AQUI PARA ACESSAR O CANAL DO BELLA MACCCHINA NO YOUTUBE 

  

 

Últimas do seu time