Equipe francesa, com Laffite e Depailler, dominou amplamente o GP do Brasil em 1979

Equipe francesa, com Laffite e Depailler, dominou amplamente o GP do Brasil em 1979

Oficialmente (descontando a edição de 1972, que não contou pontos para o campeonato), o Autódromo José Carlos Pace, em Interlagos, sediou o GP do Brasil em 33 oportunidades.

Em nove vezes o resultado final foi com "dobradinha" de alguma equipe, sendo a primeira delas em 1979, quando os carros azuis da Ligier-Ford partiram da primeira fila no antigo traçado para cruzarem nas duas primeiras colocações, com Jacques Laffite em primeiro e Patrick Depailler em segundo, ambos franceses.

TREINOS

A Ligier dominou amplamente os treinos em Interlagos. Laffite cravou a pole com a marca de 2min23s07. Depailler, que dividiu a primeira fila com ele, anotou 2min23s99. Na segunda fila, os dois carros da Lotus, com Carlos Reutemann e Mario Andretti.

Ligier na primeira fila

LARGADA DO GP DO BRASIL DE 1979

O carro #26 de Laffite, na posição de honra do grid, manteve-se à frente no contorno da curva 1, enquanto o #25 de Depailler precisou recuperar o segundo lugar perdido para a Lotus do argentino Carlos Reutemann na reta oposta.

TRIUNFO COM FOLGA

A vitória da equipe comandada pelo saudoso Guy Ligier, um dos bons garagistas dos anos 70 e 80 da F1, não foi uma surpresa, uma vez que duas semanas antes, Jacques Laffite havia vencido o GP da Argentina, em Buenos Aires. Na ocasião, Patrick Depailler, seu companheiro no time Bleu de France foi o quarto colocado.

Na prova paulistana, realizada em 4 de fevereiro de 1979, Laffite completou 40 voltas pelo traçado de 7.783 metros em pouco mais de uma hora e quarenta minutos. Cinco segundos depois, Depailler recebeu a bandeira quadriculada. O terceiro colocado, Carlos Reutemann (Lotus-Ford) chegou 44 segundos depois do vencedor.

BRASILEIROS NA PROVA

Entre os brasileiros, Emerson Fittipaldi largou em nono lugar com o Fittipaldi-Ford e terminou em 11º, uma volta atrás do vencedor, enquanto Nelson Piquet (Brabham-Alfa Romeo) bateu na quinta volta, após largar em 22º.

BREVE HISTÓRICO DA LIGIER

Estreia em 76, em Interlagos

Na F1, a Ligier venceu nove provas desde sua estreia, em 1976 (justamente em Interlagos), até 1996, ano em que foi vendida para o ex-piloto Alain Prost, que a rebatizou com o nome Prost Grand Prix.

A última vitória aconteceu exatamente em seu último ano na categoria, 1996, ocasião em que o francês Olivier Panis, ganhou nas ruas do Principado de Mônaco.

No complexo do Autódromo de Magny-Cours, na França, há um museu com diversos carros da equipe, incluindo o modelo de 1983 que foi pilotado por Raul Boesel, ano em que o brasileiro guiou para o time de Guy Ligier. Boesel. Outro brasileiro que competiu pela Ligier foi Pedro Paulo Diniz, em 1996.

 

OUTRAS "DOBRADINHAS EM INTERLAGOS"

1992 - Nigel Mansell/Ricardo Patrese (Williams-Renault)

1998 - Mika Hakkinen/David Couthard (McLaren-Mercedes)

2005 - Juan Pablo Montyoya/Kimi Raikkonen (McLaren-Mercedes)

2007 - Kimi Raikkonen/Felipe Massa (Ferrari)

2011 - Sebastian Vettel/Mark Webber (Red Bull-Renault)

2013 - Sebastian Vettel/Mark Webber (Red Bull-Renault)

2014 - Nico Rosberg/ Lewis Hamilton (Mercedes)

2015 - Nico Rosberg/ Lewis Hamilton (Mercedes)

JACAREPAGUÁ

O extinto autódromo carioca, que sediou o GP do Brasil em dez oportunidades, nunca teve  dobradinha de uma equipe.

Raul Boesel guiou pela Ligier na temporada de 1983. Foto: Divulgação

Pedro Paulo Diniz, foi  o outro brasileiro que competiu pela Ligier, em 1996. Foto: Divulgação

ABAIXO, DOIS VÍDEOS. O PRIMEIRO, COM A LARGADA E A PRIMEIRA VOLTA DO GP BRASIL DE 1979, E O SEGUNDO, COM O GP COMPLETO, TRANSMITIDO PELA GLOBO, COM NARRAÇÃO DE LUCIANO DO VALLE, COMENTÁRIOS DE REGINALDO LEME E REPORTAGENS DE JUAREZ SOARES

LARGADA E PRIMEIRA VOLTA DO GP DO BRASIL DE 1979


GP BRASIL DE 1979 - CORRIDA COMPLETA - NARRAÇÃO DE LUCIANO DO VALLE, COMENTÁRIOS DE REGINALDO LEME E REPORTAGENS DE JUAREZ SOARES

CLIQUE NO LOGO ABAIXO PARA ACESSAR A HOME DE AUTOMOBILISMO DO PORTAL TERCEIRO TEMPO

Últimas do seu time