O hexacampeão foi o melhor na abertura de trabalhos na Espanha. Foto: Mercedes-AMG F1

O hexacampeão foi o melhor na abertura de trabalhos na Espanha. Foto: Mercedes-AMG F1

O hexacampeão Lewis Hamilton assumiu o W11 no período da tarde e manteve a Mercedes no topo da tabela de tempos no primeiro dia de ensaios da Fórmula 1 em Barcelona, que recebe a pré-temporada da categoria que terá sua etapa de abertura no dia 15 de março, em Melbourne, na Austrália.

Na tarde desta quarta-feira (19), depois de Bottas guiar o novo carro prateado no período matutino e cravar 1min17s313, o britânico foi gradativamente melhorando sua performance e registrou 1min16s976 em seu melhor giro pelos 4.655 metros do traçado catalão, deslocando o seu companheiro de equipe para o segundo posto.

Bottas ficou defasado em 0s337 em relação ao britânico, único a andar abaixo da casa de 1min17s.

DECEPÇÃO ROSSA

A Ferrari foi a grande decepção do dia. Sebastian Vettel estava escalado para guiar nos dois períodos, mas o alemão estava indisposto (com gripe) e a SF1000 ficou a cargo do monegasco Charles Leclerc, que no combinado das duas sessões terminou em 11º entre os 15 carros que testaram. Sua melhor marca, registrada pela manhã (1min18s289), foi 1s313 mais lenta que a do líder Hamilton. 

A Force India apareceu em terceiro lugar, com Sergio Pérez, que registrou sua marca (1min17s375) no período da manhã. O RP20 esteve nas mãos de Lance Stroll à tarde, mas o canadense não conseguiu chegar perto do mexicano e ficou com o décimo lugar na tabela geral.

Max Verstappen (Red Bull) cumpriu mais uma jornada à tarde e ficou com o quarto posto, melhorando um pouco sua marca em relação ao período da manhã, com 1min17s516. Max foi que mais andou, demonstrando confiabilidade do conjunto de sua RB16 com o motor Honda, com 147 voltas.

Max Verstappen com sua Red Bull em Montmeló. Holandês foi quem mais andou neste primeiro dia de testes da pré-temporada, com 137 voltas. Foto: Aston Martin Red Bull Racing

Quem progrediu bastante no segundo período foi a AlphaTauri. A ex-Toro Rosso contou com o russo Daniil Kvyat tanto pela manhã quanto à tarde, e foi do último para o quinto lugar.

O belo carro da AlphaTauri foi guiado pelo russo Daniil Kvyat nos dois períodos. Com o tempo da tarde (1min17s698), ficou em quinto lugar. Foto: Scuderia AlphaTauri

A lista dos seis primeiros colocados foi completada por Carlos Sainz Jr., com a McLaren-Renault. O espanhol não baixou o tempo obtido na sessão anterior (1min18s001), mas demonstrou um trabalho consistente do time de Woking, com um total de 137 voltas, segunda equipe em quilometragem no dia.

O espanhol Carlos Sainz Jr. fez um trabalho consistente com a McLaren e fechou o dia com o sexto posto. Foto: McLaren F1

 

OCON E RICCIARDO: TEMPOS PRÓXIMOS COM A RENAULT

O francês Esteban Ocon debutou pela Renault pela manhã, enquanto à tarde o ustraliano Daniel Ricciardo cumpriu o programa do time com o R.S.20. Eles registraram marcas próximas, 1min18s004 para Ocon e 1min18s096 para Ricciardo, sétimo e oitavo colocados, respectivamente.

Esteban Ocon debutou pela Renault, no período da manhã. O francês terminou em sétimo, seguido de perto por Daniel Ricciardo, seu companheiro de equipe, que treinou à tarde. Foto: Renault F1 Team

WILLIAMS, PROGRESSO

Última colocada na temporada de 2019, a Wiliams teve um bom primeiro dia de treinos em Barcelona. O britânico George Russell completou 73 voltas pela manhã e ficou com o nono lugar geral. À tarde foi a vez do canadense Nicholas Latifi conduzir a FW43, mas sem conseguir desempenho similar, fechando em 12º entre os 15 pilotos que testaram no dia. Latifi cumpriu um programa menos extenso que o de Russel, com 54 voltas.

Se em 2019 a Williams foi a equipe mais defasada, iniciando seu trabalho na pré-temporada apenas no terceiro dia de atividades, hoje foi um dia para comemorar, pois Russell foi o primeiro a deixar o pit-lane para ganhar os primeiros metros do traçado catalão. 

Claire, chefe da Williams, sorridente com o desempenho do FW43 nesta quarta-feira em Barcelona. Foto: ROKiT Williams Racing

RETOMADA DAS ATIVIDADES

Os trabalhos prosseguem nos próximo dois dias em Barcelona, na quinta (20) e sexta (21), também em dois períodos de quatro horas cada. Na semana seguinte, de 26 a 29 de fevereiro, acontece a segunda e última bateria de treinos visando a abertura do Mundial, que acontece em 15 de março, o GP da Austrália, em Melbourne.

PRÉ-TEMPORADA DA F1 - DIA 1 - COMBINADO (MANHÃ E TARDE)




   

CLIQUE AQUI PARA ACESSAR A HOME DE AUTOMOBILISMO DO PORTAL TERCEIRO TEMPO 

CLIQUE AQUI PARA ACESSAR O CANAL DO BELLA MACCCHINA NO YOU TUBE

 

 

Últimas do seu time