Amarelo e branco contrastam com o tradicional vermelho da casa de Maranello. Foto: Scuderia Ferrari

Amarelo e branco contrastam com o tradicional vermelho da casa de Maranello. Foto: Scuderia Ferrari

A Ferrari apresentou na manhã desta terça-feira (13) o modelo com o qual disputa a temporada de 2024 da Fórmula 1, a SF-24, 70º carro construído pelo time italiano para um Mundial da principal categoria do automobilismo.

O evento de lançamento aconteceu em Fiorano, e logo em seguida o espanhol Carlos Sainz conduziu o modelo na mesma pista para um shakedown, antecipando os trabalhos mais intensos que acontecem na curta pré-temporada, entre 21 e 23 de fevereiro no Bahrein, mesmo local programado para a abertura do campeonato, no dia 2 de março. Neste shakedown, reservado para filmagens, o limite é de uma rodagem de 200 quilômetros. Sainz não foi o único a conduzir a novíssima SF-24. Charles Leclerc também pilotou o modelo, complementando a atividade inaugural no traçado particular da Ferrari.

Visualmente a SF-24 apresenta mais detalhes em amarelo e branco, mantendo a tonalidade do vermelho do modelo anterior.

Aliás, não é a primeira vez que um carro de Fórmula 1 da Ferrari apresenta amarelo, embora as listras longitudinais amarelas não sejam vistas desde 1968, enquanto este ano, pela primeira vez, ele é combinado com branco.

Para alívio geral, depois da maior parte dos carros virem com pouca tinta e abusando do nu e cru da fibra de carbono, com a intenção de reduzir peso, o preto ficou estrito ao piso, às placas, parte do halo e outras pequenas áreas. As rodas são vermelhas com dupla faixa branca e amarela, cores também presentes nos números de corrida – 16 e 55 – que continuam a usar a fonte oficial da marca de Maranello.

Na aerodinâmica, claras mudanças nos sidepods, menos rebuscados, e no nariz, mais arredondado, no comparativo ao carro do ano passado. 

Os modelos virtuais de Sainz e Leclerc. Divulgação: Scuderia Ferrari 

A dupla da Ferrari em 2024, pela quarta temporada seguida, será formada pelo espanhol Carlos Sainz Jr. e o monegasco Charles Leclerc. Sainz não permanecerá no time em 2025, quando o time italiano contará com o britânico Lewis Hamilton, heptacampeão da Fórmula 1. Leclerc, por sua vez, de contrato renovado, seguirá na equipe. 

Frédéric Vasseur, chefe da equipe, falou que o objetivo com o novo carro é melhorar em todas as áreas, aproveitando o bom desempenho na reta final da temporada passada.

“Apresentar um carro novo ao mundo pela primeira vez é sempre um momento muito emocionante para mim e para os pilotos, mesmo que todos já estejamos pensando no momento em que enfrentaremos nossos rivais. acompanhar. Este ano, temos de começar onde parámos no final da época passada, quando fomos consistentemente líderes, com vista a melhorar constantemente em todas as áreas. A temporada de Fórmula 1 mais longa de sempre nos espera e Charles, Carlos e eu todos concordamos, devemos ser mais cínicos e eficazes na forma como gerimos as corridas, fazendo escolhas ousadas, a fim de obter o melhor resultado possível em cada Grande Prémio. Costuma-se dizer que seus fãs podem lhe dar um equipamento extra e isso certamente será verdade naquele que será um campeonato muito disputado e estamos orgulhosos de saber que podemos contar com nossos “tifosi” de todo o mundo", pontuou Vasseur, que ainda salientou que o carro é 95% novo em relação ao modelo de 2023.

Carenagem segue a tendência com as ranhuras para refrigeração da unidade motriz. Divulgação: Scuderia Ferrari 

O QUE DISSERAM OS PILOTOS

CARLOS SAINZ

“Quando vi o SF-24 pela primeira vez, mal podia esperar para entrar e ligá-lo. Agora, estou ansioso para pilotá-lo na pista para ver se ele se correlaciona com a sensação que tive no simulador, que é o passo em frente que todos queremos. O objetivo é ter um carro mais controlável e, portanto, capaz de rodar em ritmo de corrida consistente, pois esses são os requisitos básicos para lutar pelas vitórias. Nós, pilotos, fizemos o nosso melhor para dar um feedback preciso aos engenheiros e tenho certeza que a força de trabalho em Maranello terá ouvido as nossas necessidades. Queremos dar aos fãs algo para comemorar, já que eles nos apoiaram muito no ano passado, mesmo quando as coisas não estavam indo do nosso jeito.”

CHARLES LECLERC 

“Gosto muito do visual do carro, inclusive das partes brancas e amarelas da carroceria. Mas é claro que o que realmente me interessa é como será o desempenho na pista, pois isso é tudo que importa. O SF-24 deveria ser menos sensível e mais fácil de dirigir e para nós, motoristas, é disso que você precisa para ter um bom desempenho. Espero que o carro seja um avanço em diversas áreas e pela impressão que tive no simulador acho que estamos onde queremos estar. Nesta temporada o objetivo é estar sempre na frente e quero dar aos nossos fãs muitos motivos para comemorar, dedicando-lhes as vitórias.”

SF-24 é o 70º carro construído pelo time italiano para um Mundial de Fórmula 1. Divulgação: Scuderia Ferrari 

 

PRÓXIMOS LANÇAMENTOS

Restam três equipes apresentarem seus modelos: a Mercedes, com o F1 W15 e a McLaren com o MCL38, ambas nesta quarta-feira,  dia 14 e, por fim, na quinta-feira, dia 15, a Red Bull, força a ser batida após o tricampeonato consecutivo de Max Verstappen, que virá com o modelo RB20 neste ano.

     

 

CLIQUE AQUI PARA ACESSAR A HOME DE AUTOMOBILISMO DO PORTAL TERCEIRO TEMPO 

CLIQUE AQUI PARA ACESSAR O CANAL DO BELLA MACCCHINA NO YOUTUBE 

  

 

Últimas do seu time