Finlandês superou o britânico em Portimão. Foto: Mercedes-AMG Petronas F1

Finlandês superou o britânico em Portimão. Foto: Mercedes-AMG Petronas F1

Valtteri Bottas conquistou a pole para o GP de Portugal de Fórmula 1 em Portimão, no classificatório realizado neste sábado, 1º de maio, para a terceira etapa do Mundial, que acontece a partir das 11h deste domingo (2). A Band transmite ao vivo.

O finlandês da Mercedes cravou 1min18s348, apenas 0s007 melhor que seu companheiro de equipe Lewis Hamilton, que não pôde comemorar a emblemática marca de 100 poles na Fórmula 1. Em contrapartida, Bottas chegou à sua 17ª pole na categoria, e será o terceiro piloto diferente em três etapas do atual campeonato a partir da posição de honra.

O holandês Max Verstappen (Red Bull-Honda) não conseguiu acompanhar o ritmo dos carros do time alemão e abre a segunda fila, em terceiro, 0s398 defasado em relação ao pole. Ao seu lado partirá seu companheiro de equipe, o mexicano Sergio Pérez.

A terceira fila será aberta com Carlos Sainz (Ferrari), em quinto, enquanto Esteban Ocon, com a Alpine, fecha a lista dos seis primeiros. Lando Norris, com a McLaren, parte em sétimo. Frustração para Charles Leclerc, com a outra Ferrari, em oitavo, três posições atrás de seu companheiro de equipe.

Dentro do top-10 lusitano, Pierre Gasly (AlphaTauri) e Sebastian Vettel (Aston Martin), que finalmente conseguiu superar o companheiro Lance Stroll, que sequer passou do Q1 e larga apenas em 17º.

Havia a possibilidade de chuva para a sessão que definiu o grid, mas o tempo esteve firme no Algarve, porém com bastante vento, a exemplo do que já havia acontecido no TL2 da sexta-feira.

Jornada positiva para o alemão Sebastian Vettel, que foi ao Q3 e parte em décimo, sete posições à frente de seu companheiro de Aston Martin, o canadense Lance Stroll. Foto: Aston Martin Cognizant F1 Team

A CLASSIFICAÇÃO

Nos primeiros 20 minutos, duas surpresas entre os eliminados, que não avançaram ao Q2: Ricciardo e Stroll. Além deles, os habituais Schumacher, Latifi e Mazepin.

No outro extremo da tabela, separados por 0s072, Bottas em primeiro e Norris em segundo, em um contraponto abissal com Ricciardo, que largará em 16º.

"Realmente eu não esperava isso, porque ontem (sexta-feira) foi um dia bom", disse Ricciardo à repórter Mariana Becker, durante a transmissão da Band, visivelmente desapontado.

Mostrando reação, Vettel fechou o Q1 em oitavo, primeira vez na temporada que partirá à frente de Stroll na Aston Martin.

Quem ficou próximo à "zona de degola" foi Russell, com o 15º tempo, mas vencendo a batalha interna com Latifi na Williams.

No Q2, apesar da grande volta, levando-se em consideração as limitações da Williams, Russel terminou em 11º e não avançou ao Q3. Giovinazzi, Alonso, Tsunoda e Raikkonen também não seguiram para a fase decisiva da classificação. 

Se Alonso havia empolgado no Q1, acabou superado em muito por Ocon no Q2. O francês terminou em quarto enquanto o espanhol foi o 13º.

Na hora da decisão, na primeira saída dos pilotos à pista, apenas Verstappen não marcou tempo, preferiu uma única tentativa, mas não suficiente para superar os carros da Mercedes, assim, largará em terceiro, abrindo a segunda fila.

A disputa ficou entre Hamilton e Bottas e o finlandês impediu a centésima pole do britânico. com 1min18s348. Verstappen, a 0s398 de Bottas, parte em terceiro.

EM 2020...

No ano passado o GP de Portugal foi realizado em 25 de outubro, com Hamilton conquistando a pole (1min16s652) e também vencendo a prova, seguido por Bottas e Verstappen.

PROGRAMAÇÃO PARA O GP DE PORTUGAL (PORTIMÃO):

Domingo (2)

Largada para o GP (66 voltas) - 11h (Band e F1TV)

CALENDÁRIO COMPLETO DA FÓRMULA 1 EM 2021*

ETAPAS JÁ REALIZADAS

1. GP do Bahrein (Sakhir) – 28 de março - Pole de Max Verstappen (1mi28s997) - Vitória de Lewis Hamilton
2. GP da Emilia-Romagna (Ímola) – 18 de Abril - Pole de Lewis Hamilton (1min14s411) - Vitória de Max Verstappen

PRÓXIMAS ETAPAS

3. GP de Portugal (Algarve/Portimão) – 2 de maio - Pole de Valtteri Bottas (1min18s348)
4. GP da Espanha (Barcelona) – 9 de maio
5. GP de Mônaco (Principado) – 23 de maio
6. GP do Azerbaijão (Baku) – 6 de junho
7. GP da Turquia (Istambul) – 13 de junho
8. GP da França (Paul Ricard) – 27 de junho
9. GP da Áustria (Red Bull Ring) – 4 de julho
10. GP da Grã-Bretanha (Silverstone) – 18 de julho
11. GP da Hungria (Hungaroring) – 01 de agosto
12. GP da Bélgica (Spa-Francorchamps) – 29 de agosto
13. GP da Holanda (Zandvoort) – 5 de setembro
14. GP da Itália – (Monza)  12 de setembro
15. GP da Rússia – (Sóchi) 26 de setembro
16. GP de Singapura (Marina Bay)  – 3 de outubro
17. GP do Japão – (Suzuka) 10 de outubro
18. GP dos Estados Unidos ( Austin) – 24 de outubro
19. GP do México (Hermanos Rodriguez) – 31 de outubro
20. GP do Brasil (Interlagos) – 7 de novembro
21. GP da Austrália (Melbourne) – 21 de novembro
22. Grande Prêmio da Arábia Saudita (Gidá) – 5 de dezembro
23. GP de Abu Dhabi (Yas Marina) – 12 de dezembro

* Sujeito a alterações por conta da pandemia do novo coronavírus


     

 

CLIQUE AQUI PARA ACESSAR A HOME DE AUTOMOBILISMO DO PORTAL TERCEIRO TEMPO 

CLIQUE AQUI PARA ACESSAR O CANAL DO BELLA MACCCHINA NO YOUTUBE

 

 

 

Últimas do seu time

  • Tabela

  • BRASILEIRÃO 2019

  • Classificação
    Pontos
  • 1 Bah
    0
  • 2 Atl
    0
  • 3 Cor
    0
  • 4 Spo
    0
  • 5 Red
    0
  • Veja tabela completa