Piloto alemão da Porsche superou o belga Vandoorne, da DS Penske. Foto: Reprodução

Piloto alemão da Porsche superou o belga Vandoorne, da DS Penske. Foto: Reprodução

O alemão Pascal Wehrlein, da Porsche, garantiu neste sábado (16) a pole para o eP de São Paulo, terceira etapa do Mundial de Fórmula E, prova marcada para começar  às 14h no traçado montado no Complexo do Anhembi, na Zona Norte da capital.

Um público muito reduzido nas arquibancadas viu o duelo final da classificação, na disputa entre Wehrlein e  belga Stoffel Vandoorne, da DS Penske, e Wehrlein completou sua volta com 0s002 melhor para garantir-se na posição de honra do grid da prova paulistana.

Vergne e Evans partem da segunda fila e Bird e Mortara largam da terceira fila, em quinto e sexto lugares, respectivamente.

Entre os brasileiros, Lucas Di Grassi, da ABT, foi um pouco melhor que Sérgio Sette Camara e larga da 15ª posição, enquanto o mineiro da ERT começa a corrida da 19ª posição. 

OMO FOI A CLASSIFICAÇÃO...

Logo após os 11 primeiros pilotos deixarem o pitlane, a sessão foi interrompida com bandeira vermelha. Um balão de papel de seda caiu na reta da Av. Orlando Fontoura... Comissários entraram no traçado e removeram o objeto.

Na primeira fase, dos 11 pilotos de posíções ímpares na pista, avançaram Vergne, Vandoorne, Evans e Muller. 

Na segunda fase, com os 11 pilotos restantes, os de posições pares, passarram Gunther, Werlein, Mortara e Bird.

Assim, com os quatro piltos do Grupo A e os quatro do Grupo B, começaram os duelos das quartas de final da classificação.

No primeiro deles, entre Evans (Jaguar) e Vandoorne (DS Penske), melhor para Vandoorne, pole no ano passado em São Paulo, que derrotou justamente o vencedor da prova paulista em 2023.

O segundo duelo tinha Vergne e Muller, mas este último bateu na fase anterior e não conseguiu estar presente para disputar com Vergne.

O terceiro duelo foi entre Mortara e Wehrlein, e quem levou a malhor foi Wehrlein, com a melhor volta do sábado até então.

O quarto e último confronto foi entre Bird e Gunther e neste foi Gunther que conseguiu a promoção.

SEMIFINAL

Agora, restavam quatro pilotos em busca de avançar ao momento decisivo de disputa pela pole.

Vandoorne x Vergne, ambos da DS Penske e Wehrlein (Porsche)x Gunther (Maserati).

E os classificados que garantiram vaga na finalíssima pela pole foram Vandoorne e Wehrlein, em uma disputa entre a DS Penske e a Porsche, respectivamente.

 A temoeratura ambiente estava em 31ºC quando os dois postulantes à pole ganharam os 2.933 metros do traçado paulistano, exatamente às 11h, e o primeiro a completar seu gifo foi Vandoorne, em 1min12s789, mas com 1min12s791 Wehrlein conseguiu garantir-se com a posição de honra do grid.  

O CAMPEONATO

Após as etapas da Cidade do México (corrida única) e de Diriyah, na Arábia Saudita (esta em rodada dupla), o neozelandês Nick Cassidy (Jaguar) lidera o campeonato com 57 pontos. O alemão Pascal Wehrlein (Porsche) é o segundo colocado, com 38. O francês Jean-Éric Vergne (Penske) fecha o top-3, com 33 pontos.

Entre os brasileiros, Sérgio Sette Câmara (ERT) soma dois pontos, em 15º lugar, enquanto Lucas Di Grassi (ABT) segue zerado, em penúltimo na tabela. 

Depois da etapa brasileira, a Fórmula E faz uma longa viagem para a disputa da corrida única no traçado urbano de Tóquio, no dia 30 de março. 

PROGRAMAÇÃO COMPLETA PARA A ETAPA DA FÓRMULA E EM SÃO PAULO - CIRCUITO DO ANHEMBI - HORÁRIOS DE BRASÍLIA

Sexta-feira (15)

Treino livre 1 - 16h30 às 17h00 (BandSports e YouTube do Grande Prêmio)

Sábado (16)

Treino livre 2 - 7h30 às 08h00 (BandSports e YouTube do Grande Prêmio)
Classificação - 9h40 às 11h00 (BandSports, Band e YouTube do Grande Prêmio)
Largada para a corrida - 14h00 (BandSports, Band e YouTube do Grande Prêmio)

  

CLIQUE AQUI PARA ACESSAR A HOME DE AUTOMOBILISMO DO PORTAL TERCEIRO TEMPO 

CLIQUE AQUI PARA ACESSAR O CANAL DO BELLA MACCCHINA NO YOU TUBE

Últimas do seu time