Times masculino e feminino estão confirmados  para Tóquio 2020. Foto; Confederação Brasileira de Paradesporto

Times masculino e feminino estão confirmados para Tóquio 2020. Foto; Confederação Brasileira de Paradesporto

Inventado em 1946, o jogo consiste em arremessar a bola com as mãos no gol do adversário. O goalball brasileiro é um dos mais fortes do mundo, e as duas seleções, feminina e masculina conquistaram recentemente duas medalhas de ouro nos Jogos Parapan-Americanos, ambas contra os Estados Unidos.

Entre as mulheres, o foco, agora, será buscar em Tóquio a primeira medalha paralímpica da história para o goalball feminino do Brasil.

Homens são tri
No masculino, foi o terceiro ouro parapan-americano consecutivo. Além do primeiro lugar em Toronto, há quatro anos, também havia conquistado os Jogos de Guadalajara 2011.

O Brasil está no topo do goalball no mundo. Tem o melhor jogador do mundo, Leomon Moreno, jogador de 26 anos também é bicampeão mundial com a Seleção Brasileira da modalidade.

Treinador é destaque

O treinador da seleção é Alessandro Tosim, e está entre os grandes nomes do goalball mundial.
Alessandro Tosim, professor do curso de Educação Física tem o título indicado pelo Comitê Paralímpico Brasileiro como o melhor técnico de esporte coletivo do ano. É a terceira vez que o professor recebe esta premiação.

O que é o goalball


Ao contrário de outras modalidades paralímpicas, o goalball foi desenvolvido exclusivamente para pessoas com deficiência visual.

A quadra tem as mesmas dimensões das de vôlei (9m de largura por 18m de comprimento). As partidas são realizadas em dois tempos de 12 minutos, com 3 minutos de intervalo.

Cada equipe conta com três jogadores titulares e três reservas. De cada lado da quadra, há um gol com 9m de largura e 1,30m de altura. Os atletas são, ao mesmo tempo, arremessadores e defensores. O arremesso deve ser rasteiro ou tocar pelo menos uma vez nas áreas obrigatórias. O objetivo é balançar a rede adversária.


A bola tem um guizo em seu interior para que os jogadores saibam sua direção. O goalball é um esporte baseado nas percepções tátil e auditiva, por isso não pode haver barulho no ginásio durante a partida, exceto no momento entre o gol e o reinício do jogo e nas paradas oficiais.

A bola tem 76 cm de diâmetro e pesa 1,25 kg.

 

Últimas do seu time