Daniel Alves é atendido pelo departamento médico do PSG durante jogo contra o Les Herbiers

Daniel Alves é atendido pelo departamento médico do PSG durante jogo contra o Les Herbiers

Dassler Marques, João Henrique Marques, Pedro Ivo Almeida e Tiago Leme

O exame do joelho direito de Daniel Alves não apontou ruptura do ligamento, como se imaginou em uma avaliação preliminar. Uma avaliação feita no hospital Americano, em Paris, nesta quarta-feira, apontou que o jogador teve apenas um estiramento no ligamento lateral. Sem previsão de cirurgia, o lateral mantém suas chances de ir à Copa do Mundo.

“Após o traumatismo do joelho direito de Dani Alves, que ocorreu ontem [terça] durante a final da Copa da França, os exames realizados hoje mostraram uma alta desinserção do ligamento cruzado anterior com entorse póstero-externo. Sua condição requer um mínimo de 3 semanas de cuidados antes de nova avaliação", disse a assessoria de imprensa do jogador, em nota oficial.

A notícia é um alívio para o jogador e a comissão técnica da seleção brasileira, que acompanhou toda a situação de perto e demonstrou alívio com a notícia. Daniel Alves deve ser submetido a sessões de fisioterapia assim que a região desinchar. A pessoas próximas, ele indicou que espera estar apto a voltar em um mês e fará a recuperação em Paris.

É uma reviravolta em relação ao panorama que se tinha até então. A lesão de Daniel Alves, ocorrida na final da Copa da França, contra o Les Herbiers, pegou PSG e seleção brasileira de surpresa, já que o lateral chegou a dar a volta olímpica após o título. O exame preliminar, que indicou ruptura, frustrou a festa do título e criou um clima de abatimento no entorno do jogador, que já fazia planos de como se recuperaria de uma eventual cirurgia.

Agora resta saber como a seleção acompanhará a situação. Ricardo Rosa, preparador físico, e Rafael Martini, fisioterapeuta, trabalham no PSG, estarão com o Brasil na Rússia e mantêm contato constante com a comissão de Tite. A convocação está programada para a próxima segunda-feira (14), mas o treinador tem até 4 de junho, prazo-limite imposto pela Fifa, para alterar nomes de uma lista de 35 atletas.

A seleção vai se apresentar no dia 21 de maio em Teresópolis, na Granja Comary, e a estreia na Rússia será dentro de 40 dias – o Brasil pega a Suíça dia 17 de junho.

* Colaboraram Dassler Marques, João Henrique Marques e Pedro Ivo Almeida

Foto: AFP PHOTO / Damien MEYER (via UOL)

Últimas do seu time