Como atacante, ele foi campeão da Copa América pela Argentina, em 1993, atuando ao lado de nomes como Batistuta, Ruggeri e Simeone. É ídolo do Newell´s Old Boys, clube pelo qual foi vice-campeão da Libertadores de 1992 na decisão contra o São Paulo.
Hoje treinador, Zamora vive um drama. Em novembro do ano passado, um AVC durante partida em que dirigia o Real Potosí contra o Universitário, pelo campeonato Boliviano, provocou uma internação de 19 dias.
Abandonado pelo clube, que não lhe deu qualquer tipo de auxílio, Zamora pede ajuda para custear as despesas de seu tratamento:
"Diretoria do Real Potosí não me liga e nem atende aos telefonemas. Juntei um bom dinheiro na minha carreira, mas tive que usá-lo para pagar os médicos e ainda devo parte do tratamento. Minha situação financeira hoje é dramática. Estão acontecendo algumas partidas beneficentes para arrecadar fundos, peço ajuda a todos do mundo do futebol e também aos brasileiros"
Zamora também fez algumas revelações sobre a final da Libertadores de 1992. Naquela decisão por pênaltis, ele converteu sua cobrança.
"Na véspera da partida, chegamos para fazer o reconhecimento do gramado e o estádio estava fechado. Marcelo Bielsa, nosso treinador, pegou uma barra de ferro e quebrou o cadeado para entrarmos. Era muito temperamental", conta.
O ex-atacante também revela que recebeu um convite de Telê Santana para jogar no São Paulo no ano seguinte:
"Em 1993, enfrentamos de novo o São Paulo pelas oitavas-de-final da Libertadores. Após nossa eliminação, Telê veio falar diretamente comigo. Teria sido uma honra, mas não pude sair naquele momento. Fiquei muito agradecido, mando um beijo para o Telê onde quer que esteja, já que tenho certeza que do céu está nos observando. Além de grande profissional, era uma pessoa fantástica", emociona-se.
Para quem puder ajudar, seguem os dados da conta aberta em nome de seu filho:
Banco Nacional da Bolívia.
Nombre: joan brian zamora
Código de swift: bnbbobolxxxx
Número de cuenta: 6500360737
Cochabamba, Bolívia
Confiram a entrevista exclusiva foi ao ar no programa Plantão Paiquerê, da Rádio Paiquerê AM, de Londrina-PR: