O ex-jogador da seleção holandesa e ex-técnico do Barcelona, Johan Cruyff, de 68 anos, foi diagnosticado com câncer de pulmão, informaram na manhã desta quinta-feira as emissoras "Catalunya Ràdio" e "RAC1".
A doença foi detectada no ex-jogador na última terça-feira em Barcelona e, por enquanto, Cruyff está passando por exames para saber qual é a evolução da doença.
Johan Cruyff fez uma cirurgia do coração em 1991, após sofrer de insuficiência coronária em fase aguda.
Depois de passar pela sala de cirurgia, o craque da Copa de 1974 lutou para deixar de fumar e, inclusive, protagonizou uma campanha de propaganda contra o tabaco, com o lema: "Em minha vida tive dois grandes vícios: fumar e jogar futebol. O futebol me deu tudo na vida. Fumar, por outro lado, quase acabou com a minha vida".
O ex-jogador e ex-treinador, que se encontra na Catalunha, abandonou o futebol após deixar o comando do Barcelona em 1996, mas foi técnico da seleção catalã, que não é reconhecida pela FIFA e só pode jogar partidas amistosas a nível internacional, entre 2009 a 2012.
Cruyff, em sua luta para deixar de fumar, substituiu o cigarro por balas de nicotina para atenuar os nervos durante os jogos do Barça.
O ex-treinador foi o arquiteto do chamado "dream team" do Barcelona, o primeiro a vencer a Taça dos Campeões Europeus em 1992, a antiga Liga dos Campeões, no antigo estádio de Wembley, em Londres.
Foto: UOL
Árbitro de Holanda x Alemanha soube de morte da mãe minutos antes do jogo
22/11/2018Holanda vence e complica situação da Alemanha na Liga das Nações
13/10/2018Ídolo holandês coloca Neymar entre os grandes da história do futebol brasileiro
28/07/2017Mario Kempes, o herói da Copa de 78
10/10/2016Barcelona pode mudar nome de estádio como homenagem a Cruyff, diz jornal
28/03/2016