No saldo final, a festa foi boa e a simpatia do camaronês chamou a atenção durante todo o tempo

No saldo final, a festa foi boa e a simpatia do camaronês chamou a atenção durante todo o tempo

Pedro Lopes

Do UOL, em Ribeirão Preto

A passagem de Samuel Eto´o por Ribeirão Preto teve de tudo: o camaronês experimentou o tradicional churrasco, mostrou dentro de campo seu faro artilheiro, deu pitaco como treinador e até atacou de olheiro. Não à toa, deixou o estádio Santa Cruz falando animado sobre a possibilidade de atuar no futebol brasileiro.

No saldo final, a festa foi boa e a simpatia do camaronês chamou a atenção durante todo o tempo. O único ponto negativo foi que apenas 3.179 pagantes puderam acompanhar o empate por 3 a 3 entre Botafogo-SP e Comercial.

Turista e apreciador de churrasco

Eto´o circulou pouco em Ribeirão Preto e admitiu que não chegou a conhecer a cidade. Seu contato com a cultura brasileira aconteceu pelo estômago: foi levado por Raí a uma tradicional churrascaria rodízio da cidade antes da partida. O camaronês ficou maravilhado com as carnes brasileiras. "Não pude conhecer muito, mas comi em um restaurante maravilhoso, de carnes. Uma churrascaria", contou , sempre com um sorriso no campo.

Artilheiro, herói e vilão

Dentro de campo, mostrou o faro de gol que o levou a ser um dos melhores atacantes do mundo, defendendo equipes como Barcelona (ESP), Inter de Milão (ITA) e Chelsea (ING). Foram três gols, sendo dois pelo Botafogo-SP e um pelo Comercial. O camaronês ainda teve a passagem de heroi a vilão mais rápida de sua carreira: marcou um gol pelo Comercial e, quase em seguida, foi trocar de camisa para defender o Botafogo-SP. A torcida do "Bafo", que gritava seu nome, entrou na brincadeira e incluiu um xingamento no grito – mal sabia que sofreria dois gols do camisa 9.

Eto´o, o técnico

No Antalyaspor, da Turquia, Eto´o acumula as funções de técnico e jogador. Em Ribeirão Preto, seu lado "professor" transpareceu bastante. Depois de marcar o gol do Comercial, foi flagrado conversando de canto com os zagueiros do Botafogo corrigindo posicionamento. "Estava explicando para os jovens que não devem jogar em linha, sempre devem deixar um jogador mais atrás. Um deles caiu, estavam em linha, a bola sobrou e foi um gol fácil. São jovens, dei conselhos".

Eto´o, o olheiro

Além de atuar, o camaronês também aproveitou para observar os jovens dos dois times e gostou do que viu: saiu de campo até pensando em uma possível contratação. "O goleiro do Botafogo-SP, com os pés, é um craque. Pode até interessar para o meu time na Turquia. Goleiro, para mim, tem que saber jogar com os pés", afirmou.

Tietado... por poucos

Ao longo de toda a noite, Eto´o foi muito festejado pela torcida. Teve seu nome gritado e tirou fotos com os poucos torcedores com os quais teve contato na área dos vestiários do estádio Santa Cruz. Sempre com um sorriso no rosto, esbanjou simpatia antes, durante e depois da partida. A festa, porém, foi testemunhada por poucos: o estádio teve vários buracos vazios nas arquibancadas e público de apenas 3.179 pagantes, pequeno para a capacidade de cerca de 28 mil. A renda, de R$ 53 mil reais, também foi decepcionante.

Coração catalão e volta para casa

Eto´o permaneceu em Ribeirão Preto apenas por cerca de meia hora depois da partida, pois precisou correr para pegar voo de volta à Turquia. Antes disso, deixou claro que seu coração ainda é torcedor do Barcelona e colocou Neymar à frente de Cristiano Ronaldo na briga pelo posto de melhor jogador do mundo. "Primeiro Messi, depois Neymar, depois Cristiano. Sou Barcelona", disse o atacante que, antes de se firmar no futebol espanhol, teve passagem sem brilho pelo Real Madrid.

Antes de ir embora, deixou aberta a porta para atuar no futebol brasileiro. "Para jogar, preciso de uma proposta. Algum presidente precisa me querer". Inabálavel, comentou com um sorriso o pouco público para um noite que poderia ser mais especial. "Desfrutamos com quem pôde vir".

Foto: UOL

Últimas do seu time