Atual campeão do IMSA WeatherTech SportsCar Championship, o brasileiro Pipo Derani conquistou a pole para as 24 Horas de Daytona pela classe principal, a GTP, com direito a novo recorde no traçado norte-americano. O feito foi obtido no classificatório realizado no último domingo (21). Esta será a décima vez que Derani parte da posição de honra em uma prova do IMSA.
Derani divide a condução do Cadilac da equipe Action Express Racing com o sul-coreano Jack Aitken e o britânico Tom Blomqvist. Eles estarão em ação na prova programada para ter sua largada às 14h (de Brasília) do próximo sábado (27).
O trio ficou com o giro mais rápido pelo traçado de aproximadamente 5,7 km em 1min32s656, ratificando o bom desempenho obtido nas duas sessões livres, quando também ficou na frente.
“Acredito que estamos trabalhando na direção certa. Obviamente, no ano passado, ficamos próximos da pole position, mas não chegamos lá. Estavam todos muito próximos e os detalhes fizeram a diferença. E, no final do dia, são estes detalhes que podem dar um tempo extra e conseguimos fazer isso hoje (ontem)”, avaliou Derani, de 30 anos.
ELOGIOS À EQUIPE E AO CARRO
“Com a ajuda de uma grande equipe e um grande carro, nosso Cadillac estava voando na tomada de tempos. É um privilégio e um prazer pilotar um carro assim. Ele estava realmente bem acertado. Fizemos uma simulação para o classificatório antes e estávamos perdendo alguns décimos para o P1, mas acredito que tudo funcionou exatamente como precisávamos para o classificatório, para superarmos essa diferença. Foi um grande trabalho da equipe para melhorar o que era preciso para a tomada de tempos. O carro estava sobre os trilhos e foi muito bom aproveitar e sentir toda a potência do GTP”, completou o brasileiro.
SOBRE O RECORDE
“Para ser honesto, não estávamos falando sobre o que seria possível. Estávamos apenas tentando maximizar as ferramentas que tínhamos. Sabíamos que estávamos muito próximos quando fizemos o simulado para o classificatório, mas para ser honesto, foi uma surpresa estar quase um segundo mais rápido do que no treino anterior. Acredito que as condições estavam perfeitas para isso também. O frio e o bom desempenho dos pneus e, obviamente, no classificatório você tem menos combustível, entre outros. Mas eu diria que ficamos surpresos com o tempo da volta”, completou o bicampeão do IMSA, vencedor das 24 Horas de Daytona na edição de 2016, justamente sua estreia na prova.
OUTROS BRASILEIROS
Ainda pela classe principal, a GTP, dois outros brasileiros alinharão no top-10: Felipe Nasr (Porsche) parte em terceiro e Augusto Farfus (BMW) começa da oitava posição.
Pela LMP2, uma dupla integralmente brasileira, formada por Felipe Massa e Felipe Fraga (Oreca). Eles partem da quarta posição nesta classe.
Por fim, pela GTD e GTD Pro, Daniel Serra, com Ferrari, parte do 12º lugar para estes tipos de carros.
GRID CHEIO
Um total de 59 carros alinharão no grid para esta que será a 62ª edição das 24 Horas de Daytona. Será possível acompanhar a prova na íntegra pelo site do IMSA. Clique aqui e acesse.
GRID DA GTP (DEZ PRIMEIROS COLOCADOS):
1. P. Derani / J. Aitken / T. Blomqvist (Cadillac V-Series.R) 1min32s656
2. R. van der Zande / S. Bourdais / S. Dixon / A. Palou (Cadillac V-Series.R) 1min32s727
3. D. Cameron / F. Nasr / M. Campbell / J. Newgarden (Porsche 963) 1min32s876
4. C. De Phillippi / N. Yelloly / M. Martin / R. Rast (BMW M Hybrid V8) 1min33s022
5. J. Taylor / L. Deletraz / C. Herta / J. Button (Acura ARX-06) 1min33s100
6. R. Taylor / F. Albuquerque / B. Hartley / M. Ericsson (Acura ARX-06) 1min33s347
7. N. Tandy / M. Jaminet / K. Estre / L. Vanthoor (Porsche 963) 1min33s381
8. J. Krohn / A. Farfus / P. Eng / D. Vanthoor (BMW M Hybrid V8) 1min33s499
9. T. van der Helm / P. Hanson / B. Keating / R. Westbrook (Porsche 963) 1min33s506
10. G. Bruni / N. Jani / A. Picariello/ R. Dumas (Porsche 963) Sem tempo
CLIQUE AQUI PARA ACESSAR A HOME DE AUTOMOBILISMO DO PORTAL TERCEIRO TEMPO
CLIQUE AQUI PARA ACESSAR O CANAL DO BELLA MACCCHINA NO YOU TUBE
Achados & Perdidos: Milton Neves narrando uma emocionante final do Metropolitano de Futsal
08/12/2024Saudade: Há quatro anos morria Alejandro Sabella, técnico da Argentina, ex-jogador do Grêmio
08/12/2024Precisando vencer, Palmeiras ainda pode contribuir para o rebaixamento do Flu; as equipes
08/12/2024F1: Norris vence em Abu Dhabi, garante o vice e ajuda McLaren na conquista do título de Construtores
08/12/2024Bortoleto repete feito da F3 e conquista o título da F2 em seu ano de estreia
08/12/2024