Ministério do Esporte lançou nesta quinta-feira o projeto Sistema Brasileiro de Classificação de Estádios (Sisbrace) para avaliar 155 arenas nesta primeira etapa

Ministério do Esporte lançou nesta quinta-feira o projeto Sistema Brasileiro de Classificação de Estádios (Sisbrace) para avaliar 155 arenas nesta primeira etapa

Os estádios brasileiros agora serão classificados com uma a cinco estrelas em um critério semelhante ao usado com hotéis. O Ministério do Esporte lançou nesta quinta-feira o projeto Sistema Brasileiro de Classificação de Estádios (Sisbrace) para avaliar 155 arenas nesta primeira etapa.

Dentre os inspecionados, 13 garantiram cinco estrelas. São eles: Allianz Parque, Arena Corinthians, Arena da Amazônia, Arena do Grêmio, Arena Pernambuco, Mineirão, Castelão, Arena da Baixada, Maracanã, Beira-Rio, Arena das Dunas, Mané Garrincha e Fonte Nova. Apesar de todos terem conquistado cinco estrelas, o único que obteve nota máxima em todos os quesitos foi a Arena da Dunas.

Já o Morumbi ficou fora da elite, com quatro estrelas. A avaliação do estádio são-paulino, aliás, foi contraditória: inicialmente, uma parte do relatório apontava cinco estrelas, enquanto outra indicava quatro. O problema foi corrigido pelo Ministério do Esporte posteriormente. Outros dois estádios ficaram com quatro estrelas: Arena Pantanal e Pituaçu.

Para fazer a classificação, o novo sistema avaliou itens como conforto, segurança, acessibilidade e condições sanitárias e de higiene. Os estádios em condições ideais receberam cinco "bolas", ao invés de estrelas. Os mais desfavoráveis receberam uma bola.

A validade da classificação é de 36 meses, porém ela não é estática, para proporcionar que os administradores promovam melhorias. Dessa forma, a própria arena pode solicitar uma nova avaliação a qualquer momento para que a pontuação seja alterada.

Foto: UOL

Últimas do seu time