Sérgio Manoel, marcante meio-campista do futebol brasileiro nos anos 90 e 2000, com passagens de sucesso pelo Santos e pelo Botafogo, comemora neste sábado (2) 52 anos de idade. Sérgio Manoel se destacava pela precisão nas bolas paradas.
Nascido em Santos-SP no dia 2 de março de 1972, o ex-meia-esquerda começou sua carreira nas categorias de base da Portuguesa Santista, em 1985. Deixou a Briosa em 1987, quando foi para o Santos, clube no qual se profissionalizou dois anos mais tarde.
Teve uma rápida passagem pelo Fluminense em 1993, mas no mesmo ano voltou para o Peixe, do qual saiu definitivamente em 1994. Foi então fazer sua primeira passagem pelo Botafogo, time onde o meia viveria os melhores momentos de sua carreira.
Esse primeiro momento de Sérgio Manoel no Fogão durou apenas dois anos, mas que foram suficientes para que o jogador fizesse parte do elenco campeão do Brasileirão de 1995, um dos títulos mais importantes da história do clube, após polêmica final diante do Santos, seu ex-clube.
Se transferiu para o futebol japonês em 1996, para jogar no Cerezo Osaka. Voltou ao futebol brasileiro em 1997, para atuar no Grêmio, e retornou ao Botafogo na temporada seguinte.
Foram mais dois anos no time da Estrela Solitária. Nesse período, Sérgio Manoel conquistou mais um título, o do Torneio Rio-São Paulo, em 1998. Em 2000, deixou o Rio de Janeiro e foi para Minas Gerais, para defender o Cruzeiro.
Com a equipe celeste conquistou a Copa Sul-Minas de 2001, deixando o clube em 2002, após assinar com o Coritiba. A partir daí, Sérgio Manoel começou uma verdadeira peregrinação por clubes da América do Sul.
O meia defendeu as cores do América-RJ, Portuguesa, Madureira-RJ, Figueirense-SC (clube no qual conquistou o Campeonato Catarinense de 2004), Independiente-ARG, Marília-SP, Volta Redonda-RJ, Náutico-PE, Ceilândia-DF, Ceará, Babacal-MA e Botafogo-DF.