Especial Copa do Mundo: Diogo Miloni, Ednilson Valia, Marcos Júnior, Kaique Lopreto, Kennedy Andrés, Roberto Gozzi, Thiago Tufano e Túlio Nassif

Twitter: @mnterceirotempo

Facebook: https://www.facebook.com/terceirotempo?fref=ts

 

Poucas seleções no mundo são consideradas grandes mesmo sem a conquista de um título mundial. É o caso da seleção holandesa de futebol, que sempre que se classifica para uma Copa, é tratada como uma das favoritas ao título.

E tal respeito não existe à toa. Afinal, mesmo sem nunca ter vencido uma Copa do Mundo, a seleção holandesa mudou a forma de se jogar futebol em 1974, quando os comandados de Rinus Michels, entre eles Johan Cruyff, apresentaram um estilo de jogo extremamente eficiente e ousado, que ficou conhecido no mundo todo como o “O Carrossel Holandês”.

Naquela oportunidade, a Holanda, derrotada na decisão pela Alemanha Ocidental, ficou com o vice-campeonato , como aconteceu também em 1978 (quando perdeu para a Argentina) e em 2010 (quando foi superada na decisão pela Espanha). No entanto, a revolução futebolística causada pelos holandeses em 1974 acabou incluindo a Laranja Mecânica no seleto grupo das seleções mais respeitadas do mundo.

No entanto, os holandeses têm títulos em seu currículo, sim. Uma Eurocopa, conquistada em 1988, na Alemanha, após final diante da União Soviética; e um Torneio Internacional de Paris, vencido em 1978.

O jogo que não sai da memória dos holandeses foi o primeiro da Copa de 1974. Nele, a Holanda bateu a tradicional equipe do Uruguai por 2 a 0, dando ao mundo uma amostra do que ficou conhecido como o “Carrossel Holandês”.

Johan Cruyff, que marcou época no Ajax e no Barcelona; Van der Sar, recordista de jogos pela seleção holandesa; Van Persie e Kluivert, maiores artilheiros; e o matador Van Basten são considerados os maiores jogadores da história da Laranja Mecânica.

Nas eliminatórias para a Copa de 2014, a Holanda conseguiu a sua classificação com muita facilidade. No grupo D, que também contava com Romênia, Hungria, Turquia, Estônia e Andorra, a seleção holandesa venceu nove e empatou um de seus 10 jogos, o que garantiu a ela o primeiro lugar da chave com certa folga.

Últimas do seu time