O CEO da divisão de pneus industriais da Pirelli, Murilo Fonseca, falou com exclusividade ao Bella Macchina do Portal Terceiro Tempo durante o fim de semana da sexta etapa da Fórmula Truck, realizada no autódromo paulistano de Interlagos no último domingo (31), que contou com vitória de Paulo Salustiano (Mercedes-Benz) nas duas fases da competição, marcando o retorno de São Paulo ao calendário da categoria após ficar ausente em 2015. Clique aqui e veja como foi a corrida.
Anunciada como fornecedora da Truck em março 2016, a Pirelli está em quase todas as categorias do automobilismo nacional e muitas internacionais, incluindo a exclusividade com a Fórmula 1.
Segundo Fonseca, esta parceria com a categoria dos caminhões está se demonstrando muito positiva, de contribuição mútua, com a pista ajudando no desenvolvimento para a rua e vice-versa, uma vez que o pneu utilizado pela Truck é o mesmo disponibilizado aos usuários comuns, nas "prateleiras".
Murilo Fonseca ainda falou sobre a logística envolvida para atender à Truck, novas tecnologias, entre elas, futuramente, a adoção de um chip no pneu, além de otimizações em diversos segmentos, como materiais, construção e design.
A liderança do campeonato é de Felipe Giaffone, com 236 pontos. Paulo Salustiano é o segundo colocado, com 214. O terceiro, com 179, é Diogo Pachenki. A próxima etapa da Fórmula Truck, sétima da temporada, acontece em pouco mais de um mês, no dia 4 de setembro, no circuito gaúcho de Tarumã, em Viamão, na Grande Porto Alegre. Depois, uma etapa em cada um dos meses restantes até o final do ano: Cascavel-PR (09/10); Guaporé (06/11) e a estreante Curvelo-MG (04/12).
SATISFAÇÃO COM A TRUCK
Murilo Fonseca: Acho que a parceria com a Truck está sendo muito exitosa, era uma categoria que a Pirelli perseguia há algum tempo para entrar. A Pirelli está presente em quase todas as categorias do Brasil e a Truck era uma que estava fora. Então foi muito, muito prazeroso , entrar na categoria e provar aquilo que é a qualidade, o serviço e o DNA da Pirelli, que começa no campo de prova.
PNEU DE PISTA = PNEU DE RUA/ESTRADA
Murilo Fonseca: Os pneus que utilizamos são os pneus normais, os pneus de "prateleira". A gente começou a testá-los antes da negociação exatamente para entender qual a performance e qual o requerimento técnico que precisávamos e o mais interessante, que acho que foi a grande parte da estratégia da Pirelli, em trazer um pneu que roda hoje normalmente no mercado para dentro de uma condição severa de uso e está sendo um sucesso.
ADEQUAÇÃO E LOGÍSTICA
Murilo Fonseca: O grande ajuste só é o tamanho do pneu, porque o motorsport é uma área dentro da Pirelli, a gente tem isso dedicado, então essa estrutura e logística como funciona estava toda montada. A única coisa é que ao invés de um pneu pequeno estamos falando de um pneu de Truck.
EVOLUÇÃO/NOVAS TECNOLOGIAS
Murilo Fonseca: Em um primeiro momento vamos utilizar o pneu da rua na pista, só que o pneu da rua está em constante evolução, então a parte interessante desta conversa é que as duas coisas se ajudam, a pista ajuda o desenvolvimento da rua assim como a rua ajuda o desenvolvimento na pista. Mas estamos conversando sobre outras tecnologias, por exemplo o chip no pneu, que já começamos a conversar com a Fórmula Truck para o ano que vem. As evoluções tecnológicas não param por aí, em materiais, construção, design, tanto nascendo na pista como nascendo na estrada e vindo para a a pista.
PERFORMANCE
Murilo Fonseca: Na questão da calibragem estamos aprendendo juntos, esse era o segredo de cada um dos pilotos, que tem sua pressão ideal de trabalho e a gente tem trabalhado com eles por autódromo, qual seria a pressão recomendada pelo fabricante. Acho que vai ser muito interessante em Curvelo, uma expectativa muito boa, até pela estrutura que está sendo montada.
RETORNO DA TRUCK A SÃO PAULO
Murilo Fonseca: A Fórmula Truck está de parabéns por voltar a Interlagos, acho que dois anos sem Interlagos é muito, São Paulo merece e tem que ter a Fórmula Truck.
CLIQUE NO LOGO ABAIXO PARA ACESSAR A HOME DE AUTOMOBILISMO DO PORTAL TERCEIRO TEMPO
Saudade: Roberto Batata, ex-ponta do Cruzeiro, morria há 49 anos
13/05/2025Olhos no retrovisor: Há 75 anos, em Silverstone, o primeiro GP de Fórmula 1
13/05/2025Ancelotti na Seleção é mais ou menos como Hamilton na Ferrari...
13/05/2025O dia em que Milton Neves foi homenageado pelo Paysandu
13/05/2025Achados & Perdidos: Há 65 anos, no Maracanã, o dia em que vaias foram substituídas por aplausos a Julinho Botelho
13/05/2025