UOL - O melhor conteúdo
Murilo Fonseca destaca contribuição mútua entre a pista e a rua na performance dos pneus. Foto: Marcos Júnior Micheletti/Portal TT

Murilo Fonseca destaca contribuição mútua entre a pista e a rua na performance dos pneus. Foto: Marcos Júnior Micheletti/Portal TT

O CEO da divisão de pneus industriais da Pirelli, Murilo Fonseca, falou com exclusividade ao Bella Macchina do Portal Terceiro Tempo durante o fim de semana da sexta etapa da Fórmula Truck, realizada no autódromo paulistano de Interlagos no último domingo (31), que contou com vitória de Paulo Salustiano (Mercedes-Benz) nas duas fases da competição, marcando o retorno de São Paulo ao calendário da categoria após ficar ausente em 2015. Clique aqui e veja como foi a corrida.

Anunciada como fornecedora da Truck em março 2016, a Pirelli está em quase todas as categorias do automobilismo nacional e muitas internacionais, incluindo a exclusividade com a Fórmula 1.

Segundo Fonseca, esta parceria com a categoria dos caminhões está se demonstrando muito positiva, de contribuição mútua, com a pista ajudando no desenvolvimento para a rua e vice-versa, uma vez que o pneu utilizado pela Truck é o mesmo disponibilizado aos usuários comuns, nas "prateleiras".

Murilo Fonseca ainda falou sobre a logística envolvida para atender à Truck, novas tecnologias, entre elas, futuramente, a adoção de um chip no pneu, além de otimizações em diversos segmentos, como materiais, construção e design.

A liderança do campeonato é de Felipe Giaffone, com 236 pontos. Paulo Salustiano é o segundo colocado, com 214. O terceiro, com 179, é Diogo Pachenki. A próxima etapa da Fórmula Truck, sétima da temporada, acontece em pouco mais de um mês, no dia 4 de setembro, no circuito gaúcho de Tarumã, em Viamão, na Grande Porto Alegre. Depois, uma etapa em cada um dos meses restantes até o final do ano: Cascavel-PR (09/10); Guaporé (06/11) e a estreante Curvelo-MG (04/12).

SATISFAÇÃO COM A TRUCK

Murilo Fonseca: Acho que a parceria com a Truck está sendo muito exitosa, era uma categoria que a Pirelli perseguia há algum tempo para entrar. A Pirelli está presente em quase todas as categorias do Brasil e a Truck era uma que estava fora. Então foi muito, muito prazeroso , entrar na categoria e provar aquilo que é a qualidade, o serviço e o DNA da Pirelli, que começa no campo de prova.

PNEU DE PISTA = PNEU DE RUA/ESTRADA

Murilo Fonseca: Os pneus que utilizamos são os pneus normais, os pneus de "prateleira". A gente começou a testá-los antes da negociação exatamente para entender qual a performance e qual o requerimento técnico que precisávamos e o mais interessante, que acho que foi a grande parte da estratégia da Pirelli, em trazer um pneu que roda hoje normalmente no mercado para dentro de uma condição severa de uso e está sendo um sucesso.

Pneus utilizados na Fómrula Truck são iguais aos comercializados nas lojas pela Pirelli. Na imagem, Felipe Giaffone contornando o "S" do Senna no último domingo, em Interlagos. Foto: Marcos Júnior Micheletti/Portal TT

ADEQUAÇÃO E LOGÍSTICA

Murilo Fonseca: O grande ajuste só é o tamanho do pneu, porque o motorsport é uma área dentro da Pirelli, a gente tem isso dedicado, então essa estrutura e logística como funciona estava toda montada. A única coisa é que ao invés de um pneu pequeno estamos falando de um pneu de Truck.

EVOLUÇÃO/NOVAS TECNOLOGIAS

Murilo Fonseca: Em um primeiro momento vamos utilizar o pneu da rua na pista, só que o pneu da rua está em constante evolução, então  a parte interessante desta conversa é que as duas coisas se ajudam, a pista ajuda o desenvolvimento da rua assim como a rua ajuda o desenvolvimento na pista. Mas estamos conversando sobre outras tecnologias, por exemplo o chip no pneu, que já começamos a conversar com a Fórmula Truck para o ano que vem. As evoluções tecnológicas não param por aí, em materiais, construção, design, tanto nascendo na pista como nascendo na estrada e vindo para a a pista.

PERFORMANCE

Murilo Fonseca: Na questão da calibragem estamos aprendendo juntos, esse era o segredo de cada um dos pilotos, que tem sua pressão ideal de trabalho e a gente tem trabalhado com eles por autódromo, qual seria a pressão recomendada pelo fabricante.  Acho que vai ser muito interessante em Curvelo, uma expectativa muito boa, até pela estrutura que está sendo montada.

Técnico da Pirelli checa pressão de pneu antes do treino classificatório na etapa de São Paulo, em Interlagos. Foto: Marcos Júnior Micheletti/Portal TT

RETORNO DA TRUCK A SÃO PAULO

Murilo Fonseca: A Fórmula Truck está de parabéns por voltar a Interlagos, acho que dois anos sem Interlagos é muito, São Paulo merece e tem que ter a Fórmula Truck.

São Paulo voltou  a receber a Fórmula Truck após ficar ausente do calendário em 2015. Foto: Marcos Júnior Micheletti/Portal TT

CLIQUE NO LOGO ABAIXO PARA ACESSAR A HOME DE AUTOMOBILISMO DO PORTAL TERCEIRO TEMPO

Últimas do seu time