Dizer que o futebol, como a vida, é feita de sofrimento e glória redentora, não é novo. Mas colocar isso em prática são outros quinhentos. Poucas equipes na história do futebol brasileiro conseguiram isso como o Santos campeão nacional em 2002, encerrando um jejum de 18 anos.
Dezenove meses antes daquele 15 de dezembro, o time havia sido sofrido uma das derrotas mais dramáticas de sua história, contra o Corinthians (mesmo adversário da decisão), a sete segundos do fim da semifinal do Campeonato Paulista.
Este período é retratado no livro “O time que nunca seria campeão”, do jornalista Alex Sabino. Repórter à época do diário LANCE!, ele acompanhou o dia a dia alvinegro naquele período e narra, em primeira pessoa, tudo o que aconteceu dentro e fora de campo. Era uma época em que, diferentemente de hoje, os jornalistas tinham contato diário com os jogadores.
O livro terá noite de autógrafos na próxima segunda-feira (20/3), a partir das 20 horas, em Santos, no Bar São Cristóvão (rua Purpurina, 370, na Vila Madalena).
Em maio de 2002, a poucas semanas do início do Brasileiro, o clube estava à beira do abismo, em crise financeira, técnica e ameaçado de rebaixamento.
É quando entram em cena Robinho, Diego, Alex, Léo, Fabio Costa, Renato, Emerson Leão. Entra em cena o elenco que faria o torcedor santista sonhar como poucas vezes antes. Entram em cena os garotos que obteriam a conquista mais importante do Santos após a era Pelé.
Misturando fatos do dia a dia, lembranças, experiências como jornalista e torcedor, Sabino reconstrói a saga de quem acompanha uma equipe nos anos de fila até o momento da vitória final e libertadora.
A obra, lançada de forma independente em 2017, ganha uma edição comemorativa dos 20 anos do título, atualizada, com novo desenho gráfico, outra introdução e prefácio escrito pelo jornalista Miro Neto. O relançamento é da Dolores Editora.
“O autor oferece, página após página, bastidores que recendem a novidade. As transcrições de comentários banais do cotidiano, dos bate-papos ao lado do campo, com dirigentes e jogadores, são saborosas. O leitor que viajar nessas memórias, santista ou não, terá reforçada a certeza de que equipes vencedoras são fruto de circunstâncias e conjunturas que muitas vezes escapam ao previsível”, escreve Neto.
O livro está à venda em formato impresso e ebook, no site da Dolores:
https://www.doloreseditora.com.br
SERVIÇO
O time que nunca seria campeão
Alex Sabino
Dolores Editora
426 páginas
R$ 60
Noite de autógrafos na segunda-feira, 20 de março, às 20 horas, no Bar São Cristóvão, na vila Madalena, em São Paulo (rua Purpurina, 370)