Na última quarta-feira, a Portuguesa venceu o Corinthians, por 1 a 0, e levou para o Canindé o Troféu Sócrates.

Não é a primeira vez que a Lusa ganha um torneio (ou amistoso) com o nome de uma grande personagem da história do Corinthians.

Em 1990, a Portuguesa conquistou o Torneio Vicente Matheus, então presidente corintiano. A Lusa derrotou na final justamente o Corinthians, nos pênaltis, após empate por 1 a 1 no tempo normal, gols de Lê, ex-São Paulo, para o time do Canindé, e Tupãzinho para o Corinthians.

A curiosidade é que Jorginho estava na equipe rubro-verde. Era ponta-direita. Então, ele já venceu o Torneio Vicente Matheus como jogador e agora ganhou o Troféu Sócrates como técnico. 

Com auxílio do "Almanaque do Corinthians", do amigo Celso Unzelte, abaixo a ficha técnica daquela partida, realizada no Pacaembu no dia 4 de junho de 1990.

CORINTHIANS 1 (3) X (4) 1 PORTUGUESA

Data: 04/06/1990

Local: estádio Paulo Machado de Carvalho (Pacaembu)

Árbitro: João Paulo de Araújo

Público: 7.176

Corinthians: Ronaldo; Wilson Mano, Dama, Guinei e Jacenir; Márcio, Jairo (Viola) e Tupãzinho; Fabinho, Marcos Roberto (Valmir) e Mauro. Técnico: Zé Maria da Boca.

Portuguesa: Sidmar; Luciano, Vladimir, Henrique e Júnior; Capitão, Toninho e Lê (Carlinhos); Jorginho, Sinval (Márcio Araújo) e Luís Carlos. Técnico: Leão.

Gols: Lê aos 4 e Tupãzinho aos 43 do segundo tempo. 

Troféu Sócrates vai ficar perto do Troféu Vicente Matheus, conquistado pela Lusa em 1990. Foi Matheus o presidente corintiano responsável pela contratação de Sócrates. E uma sugestão: Por que o Troféu Sócrates não é algo permanente? Ele seria disputado em jogo válido pela primeira rodada do Brasileirão (do ano seguinte, claro) entre o campeão da Série A contra o campeão da Série B. Que tal?

 

Clique aqui e acesse o site KiGol

No twitter: @RogMicheletti

Últimas do seu time