O maior vencedor da história do prêmio é o argentino Lionel Messi

O maior vencedor da história do prêmio é o argentino Lionel Messi

Com o fim da temporada 2022/23 começaram as especulações de quem irá ganhar o prêmio da Bola de Ouro. Os favoritos a conseguir o prêmio são os atacantes Lionel Messi e Erling Haaland.

A revista francesa France Football irá realizar no dia 30 de outubro, ainda deste ano, a premiação da Bola de Ouro, um dos mais importantes prêmios individuais do futebol que existe há mais de 60 anos.

O maior vencedor da história do prêmio é o argentino Lionel Messi, com sete conquistas, atrás dele o português Cristiano Ronaldo tem cinco conquistas. O argentino é considerado um dos favoritos a levar novamente o prêmio, muito pelo seu desempenho na Copa do Mundo onde ele saiu campeão sendo o considerado o melhor jogador do evento.

Chamado de Cometa Haaland, o atacante Norueguês do Manchester City é outro favorito a conquistar o prêmio. Aos 22 anos o jogador foi campeão da Champions League com 12 gols na competição mais importante da Europ,a e ainda conquistou a FA Cup e a Premier League sendo artilheiro e atingido uma marca histórica, fez incríveis 36 gols em 38 jogos, sendo o melhor desempenho de um jogador na história da competição. Um fator que atrapalha o Norueguês é o fato de que ele não disputou a Copa do Mundo no Catar em 2022, já que a Noruega não se classificou para o torneio.

Na atual temporada, Lionel Messi tem incríveis 62 participações em gols em 53 partidas, enquanto Haaland tem 61 participações em gols em 55 partidas.

Outros nomes que são fortes candidatos a vencer o prêmio são do francês Kylian Mbappe, do brasileiro Vinícius Jr e do belga Kevin De Bruyne.

Vale lembrar que a France Football usa como critérios desempenho individual e o caráter decisivo dos concorrentes, sobre o desempenho coletivo e o recorde acumulado na temporada e diz respeito à classe do jogador e seu senso de Fair Play.

Nos primeiros anos do prêmio, apenas jogadores europeus participavam, com isso jogadores como Pelé, Garrincha e Maradona nunca ganharam o prêmio. Apenas em 2015 a France Football reconheceu os anos em que Pele e Maradona teriam ganho o prêmio se fosse contabilizado. Até 2007 jogadores que não atuavam na Europa também não participavam do prêmio, o atacante Neymar foi o primeiro jogador a aparecer no top 10 atuando no Brasil.

O último vencedor brasileiro foi o meia Kaká, em 2007, quando atuava no Milan desbancando Messi e Cristiano Ronaldo, que posteriormente venceram o prêmio nos 10 anos seguintes.

Últimas do seu time