Os saudosos muzambinhenses da Rádio Continental

Os saudosos muzambinhenses da Rádio Continental

Neste 7 de novembro, em que se comemora no Brasil o Dia do Radialista, vamos prestar uma justa homenagem a duas figuras responsáveis pelo "pontapé" inicial na carreira de Milton Neves, ambos muzambinhenses e que já não estão mais entre nós: Benedito Dino (que morreu em 13 de dezembro de 2011, aos 83 anos) e João Dureza (falecido em 23 de fevereiro de 1997, aos 69 anos).

Benedito Dino é, certamente, uma das figuras mais interessantes não apenas de Muzambinho, mas de todo o Sul de Minas Gerais.

Foi ele, na metade da década de 1960, que colocou um microfone nas mãos de Milton Neves pela primeira vez, para que o então jovem anunciasse por meio do serviço de alto-falantes da cidade as atrações da quermesse do Frei Rafael Zevenhoven, em prol da reforma da Igreja de São José.

A voz do Miltinho da dona Carmen ecoou pelos quatro cantos da cidade mineira e não demorou para que ele recebesse os primeiros elogios e tomasse gosto pelo ofício que se iniciou de maneira mais séria a partir da Rádio Continental de Muzambinho, fundada justamente por Benedito Dino e outros três amigos: Willian Peres Lemos, Paulo Ferreira de Carvalho e José Antonio de Araújo.

E Benedito Dino não apenas foi o responsável pela precursora emissora de rádio da cidade, mas também por diversas manifestações artísticas em Muzambinho, como diretor de teatro e ator em representações da "Paixão de Cristo", entre outras.

"Consertador" de mão cheia, Benedito Dino manteve durante décadas uma loja que serviu de referência aos habitantes da cidade para reparos em aparelhos eletrodomésticos, desde geladeiras e máquinas de lavar roupas até liquidificadores, chuveiros elétricos e secadores de cabelo.

No esporte, Dito Dino era massagista dos times de Muzambinho.

Não bastasse isso, Benedito Dino também foi inventor. Talvez motivado pela mitologia grega, em Dédalo, que construiu asas para que seu filho Ícaro voasse da Ilha de Creta, resolveu construir asas para sobrevoar Muzambinho e chegar em Guaxupé...

Munido de canos de zinco, arame, madeira e panos, Benedito Dino foi o precursor da asa delta...

Assim que o protótipo ficou pronto, após suadas horas de trabalho, tomou um "galeio" e em desabalada corrida saltou do "Chico Pedro", um barranco de três metros de altura.

Caiu em um matagal, no meio de "arranha gato" e "assa-peixe".
 
A história, verdadeiríssima, tornou-se uma espécie de lenda na cidade, mas Benedito Dito se orgulhava e garantia:
 
"Eu sou o inventor da asa delta", dizia o saudoso Dito Dino, como era carinhosamente chamado.

Os fundadores da Rádio Continental de Muzambinho: Willian Peres Lemos, Paulo Ferreira de Carvalho, Benedito Dino e José Antonio de Araújo

 

Milton Neves em dezembro de 2012, junto à porta de entrada da antiga sede da Rádio Continental de Muzambinho, fundada por Benedito Dino. Foto: Netto Neves

 

O saudoso Benedito Dino em sua loja de consertos em geral. A maior parte dos muzambinhenses encostou-se neste balcão para que o querido Dito Dino fizesse reparos em seus eletrodomésticos

 

Na década de 90, Milton Neves ao lado de dois Beneditos, Benedito Ruy Barbosa e Benedito Dino

 

E, além de Benedito Dino, João Dureza foi outro importante personagem para o começo de carreira de Milton Neves no rádio.

João Batista da Silva, o João Dureza, era voz marcante na Rádio Continental de Muzambinho, apresentando o programa "Cidade Sertaneja", que revelou diversas duplas sertanejas. Milton dividiu bancada com o saudoso João Dureza na simplória emissora, responsável por revelar também Wellington de Oliveira.

João Dureza na Rádio Continental de Muzambinho, única imagem do pequeno estúdio com fios à mostra, cadeira de madeira e um único microfone

Milton, tendo à sua frente os diversos microfones do Grupo Bandeirantes de Rádio

 

Milton Neves em 1968, no Clube Recreativo de Muzambinho e em 2013, na Hebraica, em São Paulo. Fotos: arquivo pessoal de Milton Neves e Marcos Júnior Micheletti/Portal TT

CLIQUE AQUI E VEJA A PÁGINA DE BENEDITO DINO NA SEÇÃO "QUE FIM LEVOU?"

CLIQUE AQUI E VEJA A PÁGINA DE JOÃO DUREZA NA SEÇÃO "QUE FIM LEVOU?"

 

Últimas do seu time