Pelé, bastante feliz a bordo de seu Fusquinha 1200. Foto: Reprodução

Pelé, bastante feliz a bordo de seu Fusquinha 1200. Foto: Reprodução

Hoje, 20 de janeiro, comemora-se o Dia do Fusca no Brasil.

O carro, produzido pela Volkswagen na Alemanha a partir de 1938, teve sua fabricação iniciada no Brasil em 1959, ficando no meracdo até 1986, quando saiu de linha. Aliás, a data em homenagem ao Fusca, é alusiva ao início de sua produção no País, 20 de janeiro de 1959, adotada por fãs do carro a partir de 1989. 

Mas em 1993, por iniciativa do então presidente Itamar Franco, a produção foi retomada, visando aquilo que foi apelidado de "Carro Popular", graças a menor tarifação. Outras montadoras aderiram à medida e passaram a produzir seus "populares".

Nesta nova fase, com algumas modernizações, o Fusca ficou disponível nas concessionárias brasileiras até 1996, ano em que definitivamente deixou de ser produzido.

O México foi o último país em que o Fusca foi produzido, até 2003, quando, enfim, foi descontinuado.

Selecionamos diversas imagens de craques brasileiros com o Fusca, que foi até alvo de polêmica em 1970, quando o então prefeito biônico Paulo Maluf, com dinheiro público, presenteou os campeões da Copa do Mundo do México com um exemplar cada. No total, o então alcaide paulista distribuiu 25 automóveis, pois integrantes da comissão técnica também foram agraciados. Em 2020, em reportagem do "Estadão", estimou-se que o valor atualizado dos 25 Fuscas era de R$ 3.937.500.00, uma verdadeira farra com o dinheiro público.

Todos os modelos eram na cor verde, e foram entregues em uma cerimônia na sede da Prefeitura de São Paulo, à época, no Parque do Ibirapuera. No para-brisa, o ufanista adesivo "Brasil, Ame-o ou Deixe-o", propagandeado aos borbotões durante a ditadura militar.

Pelé, recebendo as chaves de seu Fusca de Walter Herber, gerente da Volkswagen do Brasil. Foto: Reprodução 

 

A diretoria do Santos promoveu uma arrecadação para comprar um carro para Pepe poder ir para a Vila Belmiro com mais comodidade, pois ele fazia o trajeto de sua casa até o estádio de bicicleta. e complementou o valor para a compra do Fusca em 1959. Na foto, Pepe recebe as chaves do dono da concessionária, entre Modesto Roma e Athiê Jorge Cury. À direita, Augusto da Silva Saraiva. Foto: Reprodução

 

Pelé, demonstrando bastante felicidade a bordo de seu Fusquinha 1200. Foto: Reprodução 

 

Abel e Gylmar em frente à Vila Belmiro, em 1965. Será que o surrado Fusca sem calota e com bagageiro no teto era de algum deles? Foto: Reprodução

 

Em uma das marquises do Parque do Ibirapuera, os Fuscas lado a lado, destinados aos jogadores e integrantes da comissão técnica da Seleção Brasileira campeã da Copa do México, em 1970. Em 1980, o "Estadão" calculou o valor da aquisição, feita com dinheiro público na gestão do prefeito biônico Paulo Maluf: R$ 3.937.500.00. Foto: Reprodução

Félix, goleiro da Seleção Brasileira na conquista do tricampeonato no México, ao lado do Fusquinha que recebeu do então prefeito biônico Paulo Maluf, que utilizou verba pública para agraciar os jogadores e comissão técnica. Foto: Reprodução

 

Casagrande, então no Corinthians, retira sua mochila do porta-malas de seu Fusca, no começo da década de 80. E o Landau, à frente, de quem seria? Foto: Revista Auto Esporte 

 

Marcelinho Paulista, outro que jogava no Corinthians, na década de 90, leva seu par de chuteiras em uma pequena bolsa após estacionar seu Fusquinha (provavelmente 1969) no Parque São Jorge. Foto: Reprodução 

 

Aqui, um ex-jogador do Palmeiras, Flávio Conceição, também fã do carro da Volks, deixa seu Fuscão no estacionamento reservado aos atletas no velho Palestra Itália. Foto: Reprodução 

 

 

Luiz Felipe Scolari, o Felipão, então zagueiro do Caxias (RS), prepara-se para entrar em seu Fusquinha meio surrado após treino na Serra Gaúcha. O carrinho tinha placas de Canoas, município da Grande Porto Alegre. Foto: Divulgação 

 

Não há registro certo de que este Fusca era mesmo de Pelé. De qualquer forma, se fosse do saudoso Rei do Futebol, notem que ele teve o cuidado de equipar os faróis com uma grade de proteção, acessório que fez relativo sucesso no final dos anos 60. Foto: Reprodução 

 

Neto, já como comentarista esportivo, ao lado de seu Fusquinha preto. Foto: Revista Quatro Rodas 

 

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