A camisa 10 do Santos é, talvez, a mais pesada do futebol mundial. Eternizada pelo rei Pelé, que nos deixou no último dia 29, ela se tornou símbolo de craques e, desde a aposentadoria do melhor jogador da história, foi vestida por muitos jogadores.
Atualmente, o dono da 10 é o venezuelano Yeferson Soteldo. Mas nomes marcantes também tiveram a oportunidade de carregar o número do Rei, uns com mais outros com menos sucesso.
Relembre dez jogadores que vestiram a camisa 10 do Santos com sucesso (ou nem tanto)
Pita
Meia-armador clássico, elegante, espécie rara hoje em dia, Pita foi o maestro do Peixe no final dos anos 70 e início dos anos 80, e se tornou um dos jogadores mais marcantes a vestir a camisa 10 do Peixe pós-Pelé.
Diego
Lançado no profissional com apenas 17 anos, Diego assumiu logo de cara a camisa 10 e, em dois anos e meio fez história pelo clube alvinegro, especialmente na conquista do Brasileirão de 2002.
Giovanni
Na pior época da história do clube, que vivia uma longa fila, Giovanni não só se tornou camisa 10 do Peixe, como virou "Messias" para a torcida.
Ganso
Embora tenha saído do clube pela porta dos fundos, Paulo Henrique Ganso fez história conquistando três Paulistas, uma Copa do Brasil e uma Libertadores pela equipe da Vila Belmiro.
Zé Roberto
Depois de uma boa Copa do Mundo em 2006, Zé Roberto desembarcou na Vila Belmiro e, sob o comando da Vila Belmiro, virou meia-armador, recebendo a honra de vestir a camisa 10 do Peixe. Em um ano e meio, Zé virou ídolo do torcedor e conquistou um Paulista.
Gabigol
Embora seja centroavante, Gabriel Barbosa vestiu a camisa 10 do Santos e honrou o número do Rei.
Ailton Lira
Contemporâneo de Pita nos anos 70, Ailton Lira também vestiu a camisa 10 e foi um dos protagonistas da conquista do Paulistão de 1978.
Montillo
Contratado como reforço de peso após a saída de peso, o argentino Montillo se tornou camisa 10 do Peixe, mas não conseguiu repetir na vila o mesmo desempenho que apresentou anteriormente no Cruzeiro.
Molina
Meia colombiano de muita raça, Molina não foi campeão no Santos, mas marcou o torcedor alvinegro pela entrega.
Cuca
Muito antes de ser treinador do Peixe, Cuca passou pela Vila Belmiro e vestiu a camisa 10. O ex-meia não teve grande sucesso como jogador no Santos.
Saudade: Promissor piloto da Moto GP, Marco Simoncelli morria há 14 anos
23/10/2025O primeiro 'encontro' de Pelé com Milton Neves e muitos outros
23/10/2025F1: GP do México é mais uma oportunidade para Verstappen reduzir diferença para a dupla da McLaren
23/10/2025O que pode salvar o Santos. Por Odir Cunha
23/10/2025Palmeiras encara a LDU na altitude no jogo de ida das quartas de final da Libertadores; os times
23/10/2025