Hoje, 2 de abril de 2015, Dener Augusto de Souza completaria 44 anos de idade.
Sua morte trágica, aos 23 anos, em um acidente automobilístico, pôs fim a uma carreira que tinha ingredientes suficientes para o sucesso.
Revelado pela Portuguesa, onde conquistou a Copa São Paulo de 1991, Dener rapidamente passou à equipe profissional do Canindé, onde chamou atenção de diversos clubes.
Foi emprestado ao Grêmio (1993) e ao Vasco (1994) e estava alinhavando sua transferência para o futebol alemão, o Sttutgart, após sua passagem por São Januário.
Os detalhes de sua carreira e do acidente que o vitimou, você pode conferir clicando aqui, acessando sua página na seção "Que Fim Levou?".
Sua presença na Copa de 1994 era dada como certa inclusive pelo técnico da seleção, Carlos Alberto Parreira.
Àqueles que acompanharam a trajetória meteórica de Dener, semelhante ao que aconteceu com Robinho e, mais recentemente com Neymar, ficou sempre a indagação daquilo que o ex-jogador da Lusa poderia ter feito no futebol.
Conseguiria fazer sucesso no futebol alemão?
Teria sido titular na Copa de 1994?
A trajetória da seleção de Parreira, que venceu a Copa disputada nos Estados Unidos, seria mais fácil com Dener em campo?
Ficaria muito tempo no futebol alemão ou grandes clubes da Espanha, Itália ou Inglaterra empregariam esforços para contratá-lo?
Ou ainda...
Com seu físico franzino seria alvo da truculência e sofreria com seguidas contusões?
Encerraria sua carreira por algum grande clube brasileiro ou voltaria como coadjuvante?
Dener era melhor do que Robinho?
Seu nível era semelhante ou superior a Neymar?