Diego Souza comemora um dos gols marcados com a camisa do São Paulo nesta temporada

Diego Souza comemora um dos gols marcados com a camisa do São Paulo nesta temporada

Bruno Grossi e José Eduardo Martins
Do UOL, em São Paulo

Diego Souza tenta afastar um fantasma de seu passado neste Campeonato Brasileiro. Com seu poder de decisão, o atacante é uma das principais armas do São Paulo na disputa para reassumir a liderança do nacional. Coincidentemente, quando defendia o Palmeiras, adversário do Tricolor neste sábado e atual primeiro colocado na competição, ele viveu a experiência de dominar o torneio e ver o título sair de sua mão na reta final - filme esse que o clube do Morumbi tenta não repetir.

Logo quando assumiu a ponta, na 17ª rodada, depois de derrotar o Vasco, o São Paulo chegou a abrir oito pontos de vantagem para o Alviverde, que era o sexto colocado, com 27 pontos. Com a chegada de Luiz Felipe Scolari ao arquirrival e a oscilação de rendimento do Tricolor, a diferença foi caindo, até que os palmeirenses viraram líderes no último fim de semana.

Em 2009, quando defendia o Palmeiras, Diego Souza também era uma referência na equipe de Muricy Ramalho. Naquela ocasião, o time paulista chegou a ter 12 pontos a mais do que o Flamengo, na 26ª jornada. Porém, o alviverde perdeu força na sequência e viu os cariocas dominarem a tabela a partir da 34ª rodada. No fim, o Palmeiras nem sequer conseguiu a classificação para a Copa Libertadores.

Neste ano, Diego Souza tem sido fundamental para o São Paulo. O jogador é o artilheiro do clube no ano, com 14 gols em 42 jogos. Nas últimas quatro rodadas, ele balançou as redes três vezes. Aliás, o atacante se destaca pelo seu poder de finalização. Entre os principais goleadores da competição, tem o melhor índice de acerto, com média de quatro finalizações para balançar as redes. No total, ele também foi o ponto de desequilíbrio em 12 jogos do Brasileirão, nos quais ele ou desempatou ou empatou o placar para o Tricolor.

De quebra, o camisa 9 ainda pode alcançar uma marca histórica para a sua carreira neste Brasileiro. O jogador precisa de mais dois gols para chegar ao centésimo tento na competição. No currículo, ele tem a conquista de um título do torneio, em 2013, pelo Cruzeiro. Até mesmo por toda a sua experiência, e pelo desejo de marcar o seu nome no São Paulo e de afastar o fantasma de 2009, o atacante assumiu o papel de líder do time e tem conversado bastante com os colegas sobre a situação do Tricolor, e discutido tática com o treinador Diego Aguirre.

Foto: REUTERS/Sergio Moraes (via UOL)

Últimas do seu time