Pilotos do UTV 398 tiveram o melhor desempenho nesta edição da prova. Foto: Victor Eleutério/photosdakar.com

Pilotos do UTV 398 tiveram o melhor desempenho nesta edição da prova. Foto: Victor Eleutério/photosdakar.com

Foi uma grande jornada para a dupla Cristian Baumgart e Beco Andreotti nesta terça-feira (15), dia da oitava etapa da 41ª edição do Rally Dakar, exclusivamente em território peruano, entre San Juan de Marcona e Pisco, totalizando 361 quilômetros de especial (trecho cronometrado) e mais 214 de deslocamentos.

Cristian e Beco, ocupantes do UTV de numeral 398 terminaram a etapa na segunda colocação, 4min47s atrás da dupla vencedora do dia, os chilenos Francisco Contardo e Alvaro Quintanilla. Assim, Cristian e Beco agora estão na sétima posição na classiicação geral, liderada pelos mesmos Contardo e Quintanilla, restando duas etapas para o término da competição. Vale lembrar que é a primeira vez que a dupla, tricampeã com carros no Rally dos Sertões, disputa um Dakar.

Vice-líderes ontem, Reinaldo Varela e Gustavo Gugelmin tiveram um problema com a quebra do pivô, da bandeja de suspensão dianteira e mais duas correias do UTV nesta terça-feira e terminaram o trecho cronometrado na 15ª posição, o que os fez cair para o quarto lugar na tabela geral, a 1h22min55s dos líderes.

Marcos Baumgar e Kleber Cincea, companheiros de equipe de Cristian Baumgart e Beco Andreotti, estão em sexto lugar no geral, duas posições à frente do navegador Lourival Roldan, que compete ao lado do piloto português Miguel Jordão.

“Resultado excepcional, primeiro dia andando sem problema nenhum – sem furo de pneu, sem atolar, sem correia quebrada. Usamos um acerto novo de amortecedores para o UTV, levantamos mais a traseira, endurecemos um pouco mais e isso nos possibilitou andar mais rápido hoje”, relatou o piloto Cristian Baumgart. “Melhorou bastante e foi uma etapa perfeita para nós, sem erros, o Cristian sempre muito rápido. Estamos evoluindo, aprendendo a lidar com as dunas, mas estamos muito felizes. Ainda faltam dois dias, e nosso objetivo é completar o Dakar”, completou o navegador Beco Andreotti.

Exatamente uma posição à frente de Cristian e Beco, Marcos Baumgart e Kleber Cincea também fizeram uma avaliação positiva da oitava etapa do Dakar.

“Tivemos um dia até que tranquilo; paramos uma vez para trocar uma correia, o que neste Dakar tem sido até normal, e viemos em uma tocada bem conservadora para chegar até o final. Hoje era um dia difícil, e agora temos que segurar estes dois dias restantes”, resumiu Marcos. Para o navegador Kleber Cincea, uma etapa cheia de desafios. “Houve um momento na parte inicial da especial em que estávamos em um topo de serra e havia muita neblina – estávamos no meio das nuvens, sem enxergar absolutamente nada. Mas depois a visibilidade melhorou. Prova difícil. Embora ontem tenha sido pior, mas as dunas de hoje eram mais difíceis. Dia longo, duro, mas pudemos completar bem apesar da parada que tivemos. O que importa no Dakar é ter uma boa regularidade, e temos conseguido manter isso à risca”, comentou o navegador, que ao lado de Marcos se mantém em sexto lugar na classificação geral a duas etapas do fim.

Nesta quarta-feira (16) acontece a penúltima etapa do Dakar 2019. Haverá o chamado "laço", com os competidores partindo e regressando a Pisco, com 313 quilômetros cronometrados. O encerramento acontece na quinta-feira (17), entre Pisco e Lima, com um trecho especial de 112 quilômetros.

CLASSIFICAÇÃO GERAL ENTRE OS UTVs  APÓS OITO ETAPAS (DEZ PRIMEIROS COLOCADOS)



 

MOTOS

Entre as motos, decepção para o então líder Ricky Brabec (Honda), que abandonou a prova por uma quebra de motor. E a disputa segue emocionante pela vitória, restando duas etapas, com o australiano Toby Price (KTM) em primeiro lugar, apenas 1min03s de vantagem para o chileno Pablo Quintanilla (Husqvarna), o segundo colocado.

CARROS

Entre os carros, caminho da vitória mais facilitado para Nasser Al-Attiyah e Matthieu Baumel (Toyota), que abriram uma frente de 46min29s para a dupla Nani Roma/Alex Bravo, mesmo com o segundo lugar na etapa, vencida por Sebastian Loeb e Daniel Elena, que na tabela geral vem logo em seguida, em terceiro, a 46min45s dos líderes.

QUADRICICLOS

O argentino Nicolas Gavigliasso tem uma boa vantagem na liderança para Jeremias Ferioli, de 1h24min52s.

CAMINHÕES

Nova liderança entre os caminhões. Após sete etapas liderando, o trio Nikolaev/Iakovlev/Rybaov caiu para o segundo lugar, atrás de Sotnikov/Nikitin/Mustafin, todos eles com caminhões Kamaz.

PRÓXIMAS ETAPAS DO RALLY DAKAR (SEMPRE EM TERRITÓRIO PERUANO)

16/01 - 9ª etapa

Pisco

Distância total: 410 km (408 km para os caminhões)

Trecho especial: 313 km (311 km para os caminhões)

17/01 - 10ª etapa

Pisco -> Lima

Distância total: 358 km

Trecho especial 112 km

CLIQUE AQUI PARA ACESSAR A HOME DE AUTOMOBILISMO DO PORTAL TERCEIRO TEMPO

 

Últimas do seu time