Fernando Diniz, treinador da Raposa que no ano passado conquistou a Libertadores com o Fluminense. Foto: Gustavo Aleixo/Cruzeiro

Fernando Diniz, treinador da Raposa que no ano passado conquistou a Libertadores com o Fluminense. Foto: Gustavo Aleixo/Cruzeiro

Cruzeiro e Racing (Argentina) jogam neste sábado (23) a partir das 17h00 em busca de um troféu inédito em suas galerias: da Copa Sul-Americana, torneio que está em sua 23ª edição e que a partir de 2019 vem sendo disputado em final com jogo único em campo neutro. A partida será disputada no Estádio La Nueva Olla, em Assunção (Paraguai).

Porém, o Cruzeiro tem dois troféus do certame mais importante da América, da Libertadores, que conquistou em 1976 (contra o River Plate e em 1997 (diante do Sporting Cristal, do Peru).

Para chegar à final da Sul-Americana o Cruzeiro passou na semifinal pelos argentinos do Lanús, enquanto o Racing eliminou o Corinthians.

A rivalidade entre clubes argentinos e brasileiros na Sul-Americana se refelete no ranking do torneio, pois são os países que mais venceram, mas a vantagem é do país vizinho, que conquistou nove títulos contra cinco do Brasil.

Porém, na última edição, em 2023, foi um time equatoriano que erguem a taça da Sul-Americana, a LDU, de Quito, que passou pelo Fortaleza na final nos pênaltis (4 a 3), após empate em 1 a 1 no tempo regulamentar.

Depois de poupar seus titulares pelo Brasileiro, na derrota por 2 a 1 para o Corinthians em Itaquera, Fernando Diniz colocará a força máxima do Cruzeiro para tentar o título inédito.

O ÚLTIMO CLUBE BRASILEIRO CAMPEÃO...

A última vez que uma equipe brasileira triunfou na Sul-Americana foi em 2021, ocasião em que o Athletico Paranaense derrotou o Red Bull Bragantino.

O ÚLTIMO CLUBE ARGENTINO CAMPEÃO

Em 2020, uma decisão entre argentinos, e o Defensa y Juticia superou o Lanús para chegar ao título.

TREINADOR "PÉ QUENTE"?

OCruzeiro onta com Fernando Diniz como treinador, profissional que comandava o Fluminense em 2023 na conquista do mais importante certame da América do Sul, a Libertadores da América. O Tricolor Carioca chegou ao seu primeiro título na Libertadores derrotando justamente uma equipe argentina na decisão, o Boca Juniors (2 a 1), jogo realizado no Maracanã.

ESCALAÇÕES PROVÁVEIS

Racing: Gabriel Arias; Di Cesare, Santiago Sosa, García Basso; Martirena, Nardoni, Almendra, Gabriel Rojas; Quintero, Maxi Salas, Adrian Martínez. Técnico: Gustavo Costas.

Cruzeiro: Cássio; William, Villalba, João Marcelo, Marlon; Lucas Romero, Walace, Matheus Henrique; Gabriel Veron, Matheus Pereira, Kaio Jorge Técnico: Fernando Diniz. 

Últimas do seu time