Rubro-Negro tem caminho mais fácil até a final. Foto: Alexandre Vidal/Flamengo

Rubro-Negro tem caminho mais fácil até a final. Foto: Alexandre Vidal/Flamengo

Cresci ouvindo por aí que “time que quer ser campeão não pode escolher adversário”. A frase não deixa de ser verdadeira. Não tem realmente como ganhar um título só enfrentando molezas, esperando que os rivais mais fracos derrubem os mais fortes e facilitem o seu caminho até a taça. 

Mas, de um tempo para cá, passei a discordar desta máxima. E isso porque ela desconsidera o fato de que as equipes podem evoluir dentro de uma competição. 

Peguemos como exemplo a Libertadores passada. O Palmeiras, que acabou sendo campeão, teve como desafiantes nas oitavas e nas quartas de final os nada mais que esforçados Delfín, do Equador, e Libertad, do Paraguai. 

O Verdão, que vivia o momento da transição Luxemburgo-Andrey-Abel, se aproveitou da fragilidade de seus adversários, venceu muito bem ambos e, com isso, ganhou fôlego  e impulso para chegar com moral às semifinais, contra o River, e à final, contra o Santos. 

Ou seja, tivesse enfrentado um adversário mais forte logo de cara, nas oitavas, eu imagino que a história envolvendo o Palmeiras e a Libertadores 2020 não teria um final tão feliz… 

Bem, e isso explica o motivo de eu achar que o sorteio das oitavas de final da Libertadores 2021, realizado na tarde da última terça-feira, aumentou consideravelmente as chances do tri do Flamengo na competição continental. 

Francamente, não estava botando muita fé no Rubro-Negro de Ceni. Mas a sorte o colocou do lado mais fácil das chaves da fase final da Libertadores. Se vencer o Defensa y Justicia, que é justamente a única "carne de pescoço" pode enfrentar até a decisão, a equipe da Gávea tem tudo para passar com facilidade pelas quartas e pela semi e, assim, chegará embaladíssimo para a final. 

Para mim, o sorteio de ontem “dobrou” as chances de título da equipe carioca. 

Em contrapartida, Atlético-MG, Palmeiras e São Paulo terão que escalar o Everest na briga por uma vaga na final. Ou seja, para eles, não há tempo para evolução. As três equipes precisarão jogar tudo que sabem desde já! 

 

 

Últimas do seu time