O América-MG é um dos clubes em estágio mais avançado para ser vendido a um investidor externo. Foto: Mourão Panda/América

O América-MG é um dos clubes em estágio mais avançado para ser vendido a um investidor externo. Foto: Mourão Panda/América

Apenas quatro meses após o congresso nacional aprovar a Lei do Clube-Empresa, o Cruzeiro deu tornou-se o primeiro clube brasileiro a se tornar uma SAF (Sociedade Anônima do Futebol) e foi adquirido por um investidor dos mais relevantes, Ronaldo Fenômeno. No rastro da Raposa, outras equipes do Campeonato Brasileiro estão em processo de transformação para se tornar empresas e devem movimentar esse mercado.

Diferente do Cruzeiro, que está na Série B e vive o pior momento de sua história, cinco clubes da Série A, a maior parte deles com contas bem encaminhadas e bem estruturados, vem estruturando para virar SAFs e, possivelmente, receber aportes de investidores externos. O que está em processo mais avançado é o América-MG.

O clube mineiro cumpriu os trâmites para se tornar empresa e deve os passos finais entre dezembro e janeiro, criando um novo CNPJ, passando os atletas para a nova empresa e já tem conversas muito bem encaminhadas com um investidor que, segundo o presidente do Coelho, Marcos Salum, já tem um acordo para colocar dinheiro no clube a partir de janeiro.

Quem também vem com uma gestão bem estruturada nos últimos anos e se prepara para virar uma SAF é o Atlético-GO. O Dragão contratou o advogado Eduardo Carlezzo, especialista em direito desportivo, para concluir o processo e se tornar clube-empresa em breve.

Recém-promovido à Série A, o Coritiba tem assembleia marcada para a próxima quinta-feira (23) para votar o projeto do clube-empresa e é mais um que deve se transformar em SAF nos próximos meses.

O Botafogo já tem o projeto de SAF aprovado e trabalha nos últimos detalhes para receber investimentos. Após a aquisição do Cruzeiro por parte de Ronaldo, o CEO da XP Investimentos (empresa que tem trabalhado para assessorar alguns clubes nesse processo em busca de investidores) cravou que o Fogão será o próximo clube adquirido no país.

Quem também já tem o projeto aprovado internamente é o Athletico-PR em assembleia realizada no mês de novembro e é mais um clube em reta final para virar uma SAF.

Últimas do seu time