Brasileiro competirá com modelo Alfa Romeo Giulia 100% elétrico. Foto: Divulgação/Romeo Ferraris

Brasileiro competirá com modelo Alfa Romeo Giulia 100% elétrico. Foto: Divulgação/Romeo Ferraris

Muito bem ambientado aos carros de turismo convencionais, com motores a combustão, o piloto brasileiro Digo Baptista inicia a partir desta sexta-feira (18) uma nova jornada em sua carreira, pelo PURE ETCR, novo campeonato de turismo de carros elétricos na etapa de abertura, que acontece no autódromo de Vallelunga, na Itália, cerca de 32 quilômetros ao norte de Roma.

Baptista, que acumula em seu currículo o título da Porsche Cup Brasil em 2017 e o segundo lugar nas 24 Horas de Le Mans em 2019,  pela categoria LMGTE AM, entre outros feitos, estará a bordo de uma Alfa Romeo Giulia ETCR by Romeo Ferraris, modelo 100% elétrico que apresenta como grande diferencial a frenagem.

“O carro é bem diferente de tudo. Por mais que pareça estar entre um TCR e um GT3, não tem nada a ver. É um carro muito pesado. Só a bateria pesa cerca de 500 kg. Então, você precisa se acostumar com tudo isso. O carro também não tem ABS, não tem a questão do diferencial de câmbio. Então, o único jeito de parar é no freio mesmo, não tem essa questão de motor segurando também. É um dos pontos mais difíceis para se adaptar, essa parte da frenagem. Mas, na corrida, para quem assistirá, vai dar muito emoção, porque para errar é fácil, para ultrapassar também fica uma disputa mais legal e vai ter bastante briga, com certeza”, salienta o brasileiro de 24 anos.

SOBRE O CARRO

Derivado da Alfa Romeo Giulia de rua, o protótipo do PURE ETCR tem uma potência de até 500 KW (o que equivale, aproximadamente, a 680 cavalos), permitindo velocidades máximas na casa dos 271 km/h. Os pneus são da norte-americana Goodyear e as baterias, a exemplo do que acontece na Fórmula E, são de responsabilidade da Williams Advanced Engineering. 

Digo Baptista participou de duas sessões de shakedown com o carro na pista de Varano de´Melegari, na região da Emilia-Romanha, no norte da Itália.

"Pude conhecer o carro, ver como as coisas funcionam e foi importante completarmos dois dias de testes sem nenhum problema, o que é muito positivo, já que é um carro completamente novo", comentou o brasileiro.

O brasileiro Digo Baptista durante shakedown com seu novo carro no traçado italiano de Varano de´Melegari, na região da Emilia-Romanha. Foto: Divulgação/Romeo Ferraris

PILOTOS E FORMATO DAS PROVAS

Por enquanto, o certame conta com 12 pilotos, e além de Digo Bapstista, o experiente Augusto Farfus é o outro representante brasileiro, com um Hyundai Veloster N ETCR. Estão previstas cinco etapas (calendário completo no final da matéria).

Nesta sexta-feira (18), os competidores participam de testes e treinos. No mesmo dia, acontecerá o sorteio que irá determinar a tabela de corridas do fim de semana. Chamadas de “Batalhas”, essas minicorridas serão realizadas no sábado (18), com disputas com três ou dois carros. Além disso, também haverá uma Batalha em volta única, para determinar o grid das finais. As Batalhas Finais acontecerão no domingo, com seis carros em cada corrida.

“É um campeonato muito diferente, com minicorridas, chamadas de batalhas. Primeiro, corro contra dois, depois contra um. Na final, são seis carros juntos. São várias corridas curtas, com muita disputa. Para o público também será bem interessante, porque sempre terá algo acontecendo, com muita ação”, prevê Baptista, que neste ano também disputará o TCR South America como um dos pilotos da equipe comandada por Nonô Figueiredo, a Cobra Racing Team. 

PARA ACOMPANHAR AS PROVAS

As corridas do próximo sábado (19) serão exibidas ao vivo no canal da PURE ETCR no YouTube. CLIQUE AQUI E ACESSE.

LISTA DE PILOTOS INSCRITOS NO PURE ETCR (PELA ORDEM DO NÚMERO DO CARRO):

#3 Tom Chilton (GB) – Hyundai Motorsport N – Hyundai Veloster N ETCR
#5 Mattias Ekström (SUE) – Zengo Motorsport X CUPRA – CUPRA e-Racer
#6 Oli Webb (GB) – Romeo Ferraris – M1RA – Giulia ETCR by Romeo Ferraris
#8 Augusto Farfus (BRA) – Hyundai Motorsport N – Hyundai Veloster N ETCR
#13 Rodrigo Baptista (BRA) – Romeo Ferraris – M1RA – Giulia ETCR by Romeo Ferraris
#25 Luca Filippi (ITA) – Romeo Ferraris – M1RA – Giulia ETCR by Romeo Ferraris
#27 John Filippi (FRA) Hyundai Motorsport N – Hyundai Veloster N ETCR
#28 Jordi Gené (ESP) Zengo Motorsport X CUPRA CUPRA e-Racer
#69 Jean-Karl Vernay (FRA) Hyundai Motorsport N – Hyundai Veloster N ETCR
#88 Stefano Coletti (MON) Romeo Ferraris – M1RA Giulia ETCR by Romeo Ferraris
#96 Mikel Azcona (ESP) Zengo Motorsport X CUPRA CUPRA e-Racer
#99 Daniel Nagy (HUN) Zengo Motorsport X CUPRA CUPRA e-Racer

CALENDÁRIO COMPLETO DO PURE ETCR EM 2021:
1ª ETAPA: 18-20 de Junho – Vallelunga (Itália)
2ª ETAPA: 9-11 de Julho - Motorland Aragon (Espanha)
3ª ETAPA: 6-8 de Agosto – Copenhague (Dinamarca)
4ª ETAPA: 20-22 de Agosto – Hungaroring (Hungria)
5ª ETAPA: 15-17 de Outubro - Inje Speedium (Coreia do Sul)

Com informações da fgcom


      

  

CLIQUE AQUI PARA ACESSAR A HOME DE AUTOMOBILISMO DO PORTAL TERCEIRO TEMPO 

CLIQUE AQUI PARA ACESSAR O CANAL DO BELLA MACCCHINA NO YOUTUBE

Últimas do seu time

  • Tabela

  • BRASILEIRÃO 2019

  • Classificação
    Pontos
  • 1 Bah
    0
  • 2 Atl
    0
  • 3 Cor
    0
  • 4 Spo
    0
  • 5 Red
    0
  • Veja tabela completa