O então atacante cruzmaltino marcou o gol na final do Brasileiro. Foto: Divulgação

O então atacante cruzmaltino marcou o gol na final do Brasileiro. Foto: Divulgação

O ex-atacante Sorato, autor do gol do Vasco contra o Sãoa Paulo na final do Campeonato Brasileiro de 1989, completa 55 anos nesta segunda-feira, dia 8 de abril.

Aguinaldo Luiz Sorato, natural da cidade paulista de Araras, começou sua carreira exatamente pelo Vasco da Gama, em 1988, e depois passou por diversos clubes, incluindo o Palmeiras, o Botafogo (RJ), o Vasco novamente e encerrou sua carreira pela equipe carioca do Tigres do Brasil.

O JOGO MAIS IMPORTANTE DA CARREIRA DE SORATO

Vasco e São Paulo decidiram o Brasileirão uma única vez, justamente no Morumbi, em partida única na tarde de 16 de dezembro de 1989, dia em que Sorato tornou-se o carrasco do time tricolor, fazendo o gol que deu o título à equipe cruzmaltina. A partida marcou uma estreia na crônica esportiva: foi o primeiro jogo que Arnaldo Cezar Coelho comentou pela Globo.

O GOL DO TÍTULO

O lance do gol começou com Bismarch, na intermediária são-paulina. Ele tocou para Marco Antônio Boiadeiro que abriu para o lateral-direito Luis Carlos Winck, livre de marcação. Nelsinho, o lateral-esquerdo do São Paulo, estava longe do lance e o vascaíno teve muito espaço para caprichar no cruzamento.

A bola centrada por Winck passou por Bebeto mas encontrou Sorato absolutamente sozinho, que cabeceou para vencer Gilmar Rinaldi, que ainda tocou na bola, aos 5 minutos da etapa final. CLIQUE AQUI E VEJA A PÁGINA DE SORATO NA SEÇÃO "QUE FIM LEVOU?".

VEJA, ABAIXO, OS MELHORES LANCES DE SÃO PAULO 0 X 1 VASCO, FINAL DO BRASILEIRÃO DE 1989, COM NARRAÇÃO DE GALVÃO BUENO. A PARTIDA, TRANSMITIDA PELA GLOBO, MARCOU A ESTREIA DE ARNALDO CEZAR COELHO COMO COMENTARISTA DA EMISSORA

Depois do gol, o São Paulo pressionou para buscar o gol de empate, mas Acácio, goleiro do Vasco, fez excelentes intervenções. A equipe carioca, por sua vez, teve algumas chances de "matar" o jogo nos contra-ataques, mas desperdiçou boas chances com Bismarch e Bebeto. O técnico do Vasco era Nelsinho Rosa e o São Paulo era comandado por Carlos Alberto Silva, que morreu em 20 de janeiro de 2017.


Sorato, o camisa 7 do Vasco, comemora o gol contra o São Paulo na final do Brasileiro de 1989. Foto: Reprodução

EQUIPES QUE DISPUTARAM A FINAL DO BRASILEIRO EM 16 DE DEZEMBRO DE 1989

SÃO PAULO 0 X 1 VASCO - MORUMBI 

São Paulo: Gilmar Rinaldi; Netinho, Adílson, Ricardo Rocha e Nelsinho; Flávio, Bobô e Raí; Mário Tilico, Ney Bala e Edivaldo (Paulo César). Técnico: Carlos Alberto Silva.

Vasco: Acácio; Luiz Carlos Winck, Quiñonez, Marco Aurélio e Mazinho; Zé do Carmo, Marco Antônio Boiadeiro e Bismarck; Sorato, Bebeto e William. Técnico: Nelsinho Rosa.

Gol: Sorato, aos 5 minutos do 2º tempo.

DECISÃO PODERIA TER SIDO EM MAIS JOGOS

A decisão do Campeonato Brasileiro de 1989 aconteceria em, no máximo, duas partidas. A equipe de melhor campanha, no caso o Vasco, precisava de apenas dois pontos para ficar com o título (na época a vitória rendia dois pontos, não três como hoje). Assim, o clube carioca poderia levantar a taça com dois empates. O Vasco escolheu a primeira partida para ser no Morumbi e garantiu o triunfo com a vitória.

VASCO, NOVAMENTE CAMPEÃO BRASILEIRO, APÓS 15 ANOS

Foi o segundo título do Vasco no Campeonato Brasileiro, que havia levantado a taça em 1974, ocasião em que derrotou o Cruzeiro na final. Depois da conquista em 1989, o Vasco voltou a ser campeão brasileiro mais duas vezes: em 1997, ganhando do Palmeiras, e em 2000, vencendo o São Caetano.

Últimas do seu time