Lateral deixou o Tricolor e foi anunciado pelo Verdão nesta sexta-feira (5). Foto: Divulgação

Lateral deixou o Tricolor e foi anunciado pelo Verdão nesta sexta-feira (5). Foto: Divulgação

Por enquanto, a transferência mais surpreendente do mercado da bola de 2024 foi a ida de Caio Paulista, então no São Paulo, para o Palmeiras. O jogador era bastante querido pela torcida são-paulina, mas saiu pela porta dos fundos ao fechar com o rival.

Desta forma, Caio Paulista é mais um jogador a "pular o muro". A expressão é utilizada quando um jogador que atuou pelo São Paulo vai jogar no Palmeiras, ou vice-versa.

Isso por que os centros de treinamento de ambos os clubes são na Barra Funda, na capital paulista, e, literalmente, dividem um muro, de tão próximos que ficam um do outro.

Caio Paulista, portanto, não é o primeiro a fazer movimento parecido. Veja abaixo jogadores que "pularam o muro" e atuaram tanto por São Paulo quanto por Palmeiras:

- Muller

O atacante Muller explodiu para o futebol jogando pelo São Paulo, clube onde ganhou status de ídolo ao ser bicampeão do Mundial e da Libertadores. Mais tarde, o craque jogou também pelo Palmeiras, em 1996.

- Cafú

Mais um jogador que brilhou nos anos 90 e atuou tanto por São Paulo quanto Palmeiras foi o lendário lateral direito Cafú. Formado pelo São Paulo, o atleta foi mais um integrante do encantador Tricolor de Telê Santana no início da última década do século XX. Mais tarde, brilhou também pelo Palmeiras, entre 1995 e 1997.

- Lúcio

O zagueiro Lúcio é sem dúvidas reconhecido por suas ações defendendo a Seleção Brasileira, por quem foi campeão do mundo em 2002. Ao final de sua trajetória no futebol, o atleta, que fez carreira na Alemanha e na Itália, foi defender as cores do São Paulo, em 2013, mas não teve muito sucesso. No ano seguinte, foi para o Palmeiras, onde também não se firmou.

- Evair

Agora falando de atletas que primeiro defenderam o Palestra e depois o Tricolor, não dá para não citar o ídolo palmeirense Evair. Campeão da Libertadores de 1999 com o Palmeiras, o atacante jogou também pelo São Paulo no final de sua carreira, mas sem atingir o mesmo sucesso.

- Michel Bastos

Um caso mais recente foi o do meio-campista Michel Bastos. Após passagem pelo futebol do exterior, o atleta foi contratado sob bastante expectativa pelo São Paulo e chegou a fazer bons jogos. Pouco depois, porém, deixou o Morumbi rumo ao Allianz Parque, em 2017.

Últimas do seu time