O paulista de 18 anos segue na Europa para mais uma temporada. Foto: Divulgação

O paulista de 18 anos segue na Europa para mais uma temporada. Foto: Divulgação

O brasileiro Caio Collet, de 18 anos, será piloto da Fórmula 3 na temporada de 2021. O anúncio foi feito nesta quarta-feira (10), e o paulista ocupará um dos cockpits da equipe holandesa MP Motorsport. A temporada da Fórmula 3 terá cobertura do BandSports, canal por assinatura da Rede Bandeirantes de Televisão

Vice-campeão da F-Renault Eurocup no ano passado, após travar uma intensa disputa com o francês Victor Martins, que será seu companheiro de equipe na MP Motorsport em 2021 na F3, Collet ainda seguirá como piloto do Renault Sport Academy, que agora passa a se chamar Alpine Academy, padronizando a nomenclatura a partir da mudança também ocorrida com o time francês na Fórmula 1, que se chamará Alpine F1 Team e terá como dupla o espanhol Fernando Alonso e o francês Esteban Ocon.

“Estou muito feliz por continuar com a Alpine Academy por mais um ano e grato por todas as oportunidades e tudo o que têm feito por mim. Me desenvolvi muito como piloto nestes dois anos em que estive na academia e estou muito animado para ver o que podemos fazer neste terceiro ano”, destacou Collet, que lembrou do saldo positivo em 2020 pela F-Renault Eurocup.

“Tivemos alguns resultados muito positivos no ano passado, num ano que foi desafiador para todo mundo, mas infelizmente não conquistamos o título. Aprendi muito com essa experiência. Tivemos algumas corridas sólidas e grandes vitórias e pódios. Mas o mais importante que eu aprendi é que nunca podemos desistir e vou levar isso comigo para toda a vida”, completou o brasileiro.

Collet, aliás, já testou com sua nova equipe em um treino coletivo da F3 em outubro do ano passado, e já começou a intensificar sua preparação física para a temporada, afinal o carro é mais rápido e a exigência será maior. A categoria utiliza chassi da italiana Dallara, pneus Pirelli, câmbio sequencial de seis marchas e motor Bespoke Mecachrome de seis cilindros e 3,4 litros, capaz de gerar 380 cavalos de potência e atingir até 300 quilômetros por hora.

“Estou muito animado para esta temporada com a MP Motorsport. A Fórmula 3 faz parte da programação da Fórmula 1, então, naturalmente, tem mais pessoas observando os pilotos e será importante mostrar o seu melhor todo final de semana. É um campeonato muito competitivo, com alguns dos melhores jovens pilotos do mundo, então vai ser uma luta do começo ao fim. O objetivo, como sempre, é lutar pelo título. Já estou me preparando para a temporada. Estamos num treinamento essa semana. Fazemos todo ano, antes da temporada começar, mas é importante para estar no seu melhor fisicamente e mentalmente para a nova temporada. Não vejo a hora de estar pilotando novamente. Além do meu treino físico usual, estou intensificando meu treino com o pescoço, me preparando para um carro mais rápido este ano. Também tenho me preparado mais mentalmente. Como vimos no ano passado, tudo pode acontecer numa temporada. Você precisa lidar com muitos desafios no caminho, não só fisicamente, mas também mentalmente”, comentou Caio Collet, que está na Europa aguardando o início da temporada, marcada para começar entre 6 e 8 de maio em Barcelona (Espanha). 

Serão, ao todo, sete etapas, todas em rodadas triplas, totalizando 21 corridas, sempre como preliminares da Fórmula 1, a exemplo do que acontece com a Fórmula 2. O campeonato se encerra em 23 de outubro nos Estados Unidos, no Circuito das Américas, no Texas.

A forte dupla da MP Motorsport para a temporada da F3, com o francês Victor Martins e o brasileiro Caio Collet, ambos integrantes da Alpine Academy. Foto: Divulgação

O malaio Mia Sharizman, diretor da Alpine Academy falou sobre a dupla Caio Collet e Victor Martins no programa de jovens pilotos da escuderia francesa e também da escolha da MP Motorsport para que eles integrem o grid da F3.

“Na Fórmula 3, acredito que temos uma das duplas mais instigantes com o Caio e o Victor. Vimos o forte desenvolvimento do Caio nos dois últimos anos na Eurocup e acreditamos que ele está pronto para a Fórmula 3. Ambos estiveram lutando ponto a ponto no ano passado e sentimos que colocando um ao lado do outro na mesma equipe ambos irão dar o máximo e levarão à equipe ao limite absoluto. Escolher a MP Motorsport na Fórmula 3 foi uma grande decisão para todos, incluindo os pilotos. Construímos a parceria com a MP na Eurocup nos últimos três anos com muito sucesso e acreditamos que é a equipe certa para criarmos e conquistarmos algo juntos na Fórmula 3. Esperamos ver resultados bons e positivos com o pacote Caio-Victor-MP este ano”, projeta Sharizman.

A MP Motorsport tem uma longa tradição no automobilismo. O time holandês foi fundado em 1995 e está presente na F2 e F3. Outro brasileiro, o mineiro Sérgio Sette Câmara, atualmente na Fórmula E, já competiu pela MP Motorsport, em 2017, então na F2.

CALENDÁRIO COMPLETO DA FIA FÓRMULA 3 EM 2021

06 a 08 de maio Barcelona (Espanha)
24 a 26 de junho Paul Ricard (França)
01 a 03 de julho Red Bull Ring (Áustria)
29 a 31 de julho Hungaroring (Hungria)
26 a 28 de agosto Spa Francorchamps (Bélgica)
02 a 04 de setembro Zandvoort (Holanda)
21 a 23 de outubro Circuito das Américas (Estados Unidos)


     

 

CLIQUE AQUI PARA ACESSAR A HOME DE AUTOMOBILISMO DO PORTAL TERCEIRO TEMPO 

CLIQUE AQUI PARA ACESSAR O CANAL DO BELLA MACCCHINA NO YOUTUBE

Últimas do seu time