Próxima fase será em Fiorano. Uma francesa e uma belga também estão na disputa. Foto: Divulgação/FIA

Próxima fase será em Fiorano. Uma francesa e uma belga também estão na disputa. Foto: Divulgação/FIA

Finalizada a penúltima etapa do FIA Girls ON Track - Rising Stars, seletiva promovida pela FIA (Federação Interncional de Automobiismo), e que garantirá uma vaga na Academia de Pilotos da Ferrari, as brasileiras Antonella Bassani e Júlia Ayoub garantiram vaga à fase final, com outras duas pilotas, a francesa Doriane Pin e a belga Maya Weug, na eliminatória realizada nesta quarta-feira (4) no tradicional circuito de Paul Ricard, na França,  guiando carros de Fórmula 4.

As oito pilotas que começaram a disputa de hoje fizeram duas sessões de classificação de dez voltas, utilizando pneus novos e raspados, e uma simulação completa de corrida pelo traçado francês de 3,8 quilômetros de extensão, completando 16 voltas.

A catarinense Antonella Bassani é a mais nova entre as quatro classificadas, com 14 anos. Foto: arquivo pessoal de Antonella Bassani

Michèle Mouton, presidente da Comissão de Mulheres no Automobilismo da FIA, elogiou as perfomances das competidoras.

"Esta foi outra avaliação incrivelmente difícil para os pilotos, alguns dos quais experimentaram a Fórmula 4 pela primeira vez; foi uma curva de aprendizado íngreme para elas. Vimos um nível muito alto de determinação e foco, e os resultados têm sido cheios de surpresas, desde pilotos de fora até pilotos de F4 mais experientes, todos com desempenho e progresso rápido.

As quatro jovens agora se encaminham para Fiorano, na Itália, pista que pertence à Ferrari. Lá acontecerá o embate final, entre os dias 9 e 13 de novembro, quando apenas uma delas receberá contrato para ingressar na Academia de Pilotos da Ferrari e uma temporada completa na próxima temporada da Fórmula 4, em 2021.

CLIQUE AQUI E VEJA A PARTICIPAÇÃO DE ANTONELLA BASSANI NO BELLA MACCHINA, CANAL DE AUTOMOBILISMO DO PORTAL TERCEIRO TEMPO, ENTREVISTA GRAVADA EM AGOSTO DE 2017

As jovens andaram com carros da Fórmula 4 em Paul Ricard, na França. Foto: Divulgação/FIA

DINÂMICA DO FIA GIRLS ON TRACK E PREMIAÇÃO

O FIA Girls On Track - Rising Stars contou com mais de 70 mulheres inscritas nas fases iniciais do programa. Depois do afunilamento, em que 20 passaram à fase seguinte, oito foram eliminadas e 12 pilotas participaram das atividades nos campos de treinamento de Kart, com mais quatro eliminações. No estágio seguinte, classificaram-se as quatro pilotas para um curso na Academia de Pilotos da Ferrari, entre 9 e 13 de novembro.

A vencedora do programa "FIA Girls on Track - Rising Stars" será premiada com um contrato assinado com a Academia de Pilotos da Ferrari para disputar a temporada de 2021 da Fórmula 4 Italiana.

Júlia Ayoub, de 15 anos, de olho na telemetria em Paul Ricard. Foto: arquivo pessoal de Júlia Ayoub



     

 

CLIQUE AQUI PARA ACESSAR A HOME DE AUTOMOBILISMO DO PORTAL TERCEIRO TEMPO 

CLIQUE AQUI PARA ACESSAR O CANAL DO BELLA MACCCHINA NO YOUTUBE 

Últimas do seu time