Com mais cinco pontos, Fogão deve carimbar seu acesso na Série B do Brasileirão. Foto: Vítor Silva/Botafogo

Com mais cinco pontos, Fogão deve carimbar seu acesso na Série B do Brasileirão. Foto: Vítor Silva/Botafogo

Falta cada vez menos para o pesadelo se encerrar: O Botafogo venceu o Confiança na noite da última quarta-feira (3), no estádio Nilton Santos, em confronto válido pela 33ª rodada da Série B, e ficou muito próximo de garantir sua vaga para a elite do futebol brasileiro.

Com a vitória, o Fogão, que é o segundo colocado da competição, atrás penas do Coritiba, atingiu 59 pontos. Segundo números do matemático Tristão Garcia, do site Infobola, o Fogão tem hoje 98% de chances de retornar à Série A.

Restando cinco jogos para o fim do campeonato, o clube carioca precisa agora de apenas mais cinco pontos para assegurar, em tese, sua vaga no G4. Clubes que atingiram 63 pontos conseguiram o acesso nas últimas 15 edições da Série B.

O Coxa, que ocupa a ponta da tabela com 61, tem hoje 99% de chances de voltar à elite. Ainda no G4, Avaí (84% de chances de conseguir a vaga), e Goiás (50%) também subiriam se o torneio acabasse hoje.

Ainda sonhando com a vaga aparecem CRB (25%), CSA (24%), Guarani (14%), Vasco (5%) e Náutico (1%).

Na parte de baixo da tabela, três das quatro vagas para o rebaixamento estão praticamente garantidas. Brasil de Pelotas já está com a queda para a Série C decretada, seguido por Confiança (94%), Vitória (95%) e Londrina (31%). Já fora do Z4, ainda ameaçadas, aparecem Brusque (31%), Ponte Preta (18%), e Cruzeiro (13%).

Últimas do seu time