Botafogo entrou em crise após ser eliminado da Taça Guanabara. Foto: Vitor Silva/SSPress/Botafogo/Via UOL

Botafogo entrou em crise após ser eliminado da Taça Guanabara. Foto: Vitor Silva/SSPress/Botafogo/Via UOL

O Botafogo inicia nesta quarta-feira (6), às 21h30, sua trajetória na Copa Sul-Americana ao receber o Defensa y Justicia, da Argentina, no Nilton Santos. Em campo, está em jogo mais que uma vaga na segunda fase da competição, mas a possibilidade de evitar a segunda crise para o Alvinegro no primeiro mês de trabalho na temporada que se inicia.

A verdade é que a situação atual do Botafogo não é nada confortável. O time iniciou o ano muito abaixo do que se poderia esperar. Conquistou apenas uma vitória em cinco jogos e foi eliminado da Taça Guanabara - viu o Resende se classificar para a semifinal.

O resultado disso é que na última segunda-feira torcedores foram a General Severiano e protestaram contra a fase do time. No fim ainda se reuniram com membros da diretoria e realizaram algumas cobranças.

Um dos tópicos foi o pedido de exoneração do vice de futebol Marcio Padilha que disse na última semana que a torcida havia abandonado o time. A revolta foi grande e o cartola se desculpou após vitória do Botafogo sobre o Boavista.

De nada adiantou. A pressão sobre sua saída do clube segue forte e o presidente Nelson Mufarrej disse que vai se reunir com os envolvidos para tomar uma decisão sobre o assunto. A exoneração não está descartada.

Em campo, o Botafogo vai com o que tem de melhor para a estreia na Sul-Americana. Há, no entanto, algumas dúvidas que só serão reveladas momentos antes da partida. Leo Valência ainda não sabe se terá condições de jogo - provavelmente não.

Além disso, Gustavo Ferrareis foi bem no último jogo na vaga de Luiz Fernando, poupado. O posicionamento de Erik também não está definido. Zé Ricardo fez mistérios quando foi perguntado sobre as possibilidades.

"Essas definições vou deixar para revelar após nossa chegada ao estádio amanhã. Temos feito algumas observações, para gente é manter elas até o fim. Temos dúvidas de quem começará amanhã. Certo que alguns voltam", disse.

BOTAFOGO X DEFESA Y JUSTICIA

Data e hora: 06/02/2019
Local: Nilton Santos (Engenhão), no Rio de Janeiro (RJ)
Árbitro: Esteban Ostojich (URU)
Auxiliares: Miguel Nievas e Horácio Ferreiro (URU)

Botafogo
Gatito; Marcinho, Carli, Gabriel e Jonathan (Gilson); Jean, Alex Santana, Gustavo Ferrareis e Luiz Fernando; Erik e Kieza
Técnico: Zé Ricardo

Defesa y Justicia
Unsain; Tripichio, Barboza, Martinez e Delgado; Blanco, Miranda e Rojas; Togni, Aragallo e Fernandez
Técnico: S. Beccacece

Últimas do seu time