O piloto Gianluca Petecof, de 15 anos, vinculado à Academia Ferrari e também à Academia Shell Racing, esteve mais uma vez na redação do Portal Terceiro Tempo para a gravação da 127ª edição do Bella Macchina, canal de automobilismo do site de Milton Neves, apresentado por Marcos Micheletti.
Um dos "mascotes" do Bella Macchina (Gianluca gravou em 2013, então com 10 anos), o jovem relatou sua experiência em 2018, primeiro ano competindo com carros, após uma trajetória de sucesso no kartismo, por dois campeonatos na Europa, ambos da F4, a Italiana e a Alemã, integrando uma das mais tradicionais equipes, a Prema Powerteam, onde também compete o compatriota Enzo Fittipaldi.
"Foi uma temporada muito positiva. Nunca é fácil essa transição do kart para o fórmula, é o maior `pulo na carreira de um piloto, porque muda não só o equipamento inteiro, quanto as pistas, o fim de semana de corridas, foi difícil o começo, acho que a maior foi essa adaptação ao carro, você vai de um kart para um carro com suspensão, 160 cavalos, atingindo velocidades de 220 quilômetros por hora, e também no fim de semana de corrida, ao contrário do kart, onde você tem as provas classificatórias, na F4 todas as corridas que você faz valem para o campeonato então é importante a constância, mas no geral foi uma temporada muito positiva, com dois pódios, na alemã e na italiana, sempre entre os melhores estreantes, competindo com pilotos que já tinham mais experiência", resumiu Gianluca, que tende a fazer mais uma temporada na F4 em 2019, para depois continuar sua trajetória nos monopostos, objetivando a Fórmula 1.
O piloto também falou sobre o encontro que teve com o alemão Sebastian Vettel, tetracampeão de Fórmula 1, durante a semana do GP do Brasil de 2017, ocasião em que foi elogiado pelo ferrarista durante evento da Shell, em São Paulo.
"Foi em um evento da Shell V-Power aqui em São Paulo e foi sensacional porque não foi combinado. O Átila Abreu (piloto da Shell V-Power na Stock Car) estava fazendo uma entrevista com o Sebastian (Vettel) e uma hora, com a pergunta sobre um futuro piloto brasileiro na Fórmula 1, depois do anúncio de que o Massa iria se aposentar, ele (Vettel) aproveitou para falar que tínhamos vários talentos no Brasil, inclusive `este menino que está aqui com a gente´, disse ele, que era eu, e me pediu para subir ao palco", relembrou Petecof.
O piloto, que conquistou dois pódios pela F4 neste ano, um na Italiana (em Adria) e outro na Alemã (em Nurburgring), terá mais três etapas destes certames neste ano: Vallelunga e Mugello pela F4 Italiana e Hockenheim pela F4 Alemã.
ABAIXO, O VÍDEO COM A ENTREVISTA DE GIANLUCA PETECOF A MARCOS JÚNIOR MICHELETTI NO BELLA MACCHINA, COM EDIÇÃO DE LUCAS MICHELETTI
CLIQUE AQUI PARA ACESSAR A HOME DE AUTOMOBILISMO DO PORTAL TERCEIRO TEMPO
No Dia do Padeiro, conheça os dois 'Padeiros' da seção 'Que Fim Levou?'
08/07/2025Uma viagem de Milton Neves ao Japão para acompanhar o Santos Futebol Clube
08/07/2025Sauber pode servir de exemplo para a Cadillac escolher seus pilotos
08/07/2025Achados & Perdidos: Há 11 anos, Brasil 1 x 7 Alemanha
08/07/2025Por que, Fifa... por que tanto dinheiro? Por Ricardo Setyon
08/07/2025