Brasileiro foi o primeiro a se sagrar campeão da maior competição do basquete mundial. Foto: Divulgação CBB.

Brasileiro foi o primeiro a se sagrar campeão da maior competição do basquete mundial. Foto: Divulgação CBB.

Em 2014, o jogador de basquete Tiago Splitter conquistava a sua grande marca na modalidade, o título de campeão da NBA pelo San Antonio Spurs. E agora com mais uma novidade para a sua carreira.

Depois de anunciar a aposentadoria em fevereiro deste ano, aos 33 anos, quando estava há 10 meses sem jogar pelo Philadelphia 76ers (sofreu com lesões no quadril), o ex-pivô está de volta.

Splitter volta à NBA, mas com uma nova função. Tiago foi contratado pelo Brookly Nets para fazer parte da comissão técnica de Kenny Atkinson.

Além do brasileiro, os Nets anunciaram também a chegada do argentino Pablo Prigioni para a função de assistente técnico.

Assim que começar a próxima temporada, Tiago Splitter será o único brasileiro a ser assistente técnico de uma franquia da liga.

Splitter na NBA

Tiago jogou durante sete anos na NBA. O brasileiro foi draftado pelo San Antonio Spurs em 2007, mas só começou a atuar pela equipe em 2010.

Pelo time do Texas, Splitter jogou por cinco anos e foi campeão em 2014, sendo o primeiro brasileiro a conquistar o título. Depois, foi para o Atlanta Hawks, entre 2015 e 2017.

Em 2017, foi para o Philadelphia 76ers e depois para o seu afiliado na G-League, o Delaware 87ers.

Na temporada 2017/2018, o Brooklyn Nets não avançou para os play-off e a equipe ficou em 12º lugar na conferência leste da NBA.

Números na NBA

Jogos - 355
Titular - 153
Times: San Antonio Spurs, Atlanta Hawks e Philadelphia 76ers
Média de pontos - 7,9
Média de rebotes - 5
Média de assistências - 1,2

Últimas do seu time