Pelo Santa Cruz, Danilo Pires também foi o terceiro que mais acertou cruzamentos

Pelo Santa Cruz, Danilo Pires também foi o terceiro que mais acertou cruzamentos

Victor Martins

Do UOL, em Belo Horizonte

O Atlético-MG deve confirmar em breve o acerto com o volante Danilo Pires, de 22 anos, que disputou a Campeonato Brasileiro da Série B pelo Santa Cruz, mas pertence ao Santa Rita-AL. Como já revelou o empresário do atleta ao UOL Esporte, o possível reforço alvinegro chega à Cidade do Galo emprestado por uma temporada e com os valores dos direitos fixados. Embora seja apontado como um dos melhores da equipe pernambucana em 2014, Danilo Pires tem números que não se destacam entre os atletas que disputaram a Segunda Divisão.

Atuando como meia, não como volante, por conta da velocidade e do bom passe, o então camisa 8 do Santa Cruz conseguiu ser importante para a sua equipe, mas com números apenas razoáveis numa comparação geral, como indicam as estatísticas feitas pelo Footstats. Por conta da posição de origem, o primeiro número que se observa é o de roubada de bolas. Foram somente 30, muito pouco para um volante, que disputou 29 partidas e nem sequer aparece na lista dos dez mais do próprio Santa Cruz. Por outro lado, deixa claro que a marcação era de longe uma das prioridades de Danilo, que jogou mais perto do gol adversário.

Ser o líder em assistências da equipe, com seis passes para gol, e o vice artilheiro, com sete tentos anotados, explicam a escolha em avançar o posicionamento de Danilo Pires. Embora seja referência ofensiva da equipe tricolor, na competição os números do futuro reforço atleticano passam quase que despercebidos. Ele foi o décimo jogador que mais deu passes para gols e apenas o 25º na lista dos artilheiros.

Pelo Santa Cruz, Danilo Pires também foi o terceiro que mais acertou cruzamentos (10), o quinto que mais driblou (24) e o oitavo que mais acertou lançamentos (25), mas em nenhum dos quesitos ele aparece entre os primeiros 60 colocados da Série B. Somente nas finalizações que Danilo volta a ter algum destaque. Segundo jogador que mais chutou a gol pela equipe pernambucana, com 22 acertos e 33 arremates fora do alvo, Pires parece apenas na 24ª colocação no geral.

PASSADO ALVINEGRO

Danilo Pires se tornou profissional de futebol atuando no Uruguai, no modesto River Plate, embora seja nascido em São Luís, no Maranhão. Entre os vários clubes que já defendeu, seja como jogador profissional ou ainda como jogador de base, Danilo passou pela Cidade do Galo. Durante alguns meses entre 2010 e 2011 o volante atuou pela equipe sub-20 do Atlético. Profissionalmente ele também atuou por Olinda-PE, CSE-AL, Chã Grande-PE e Central-PE, antes de chegar ao Santa Cruz.

Foto: UOL

Últimas do seu time