Chegou a hora do mata-mata no Campeonato Paulista Sub-17, o principal termômetro na revelação de jogadores do futebol de São Paulo. Restam oito times em disputa e as vagas nas semifinais serão definidas em confrontos de ida e volta nos próximos dois fins de semana: Santos x Corinthians, Desportivo Brasil x Guarani, Palmeiras x Red Bull e Olé Brasil x Paulista. Há algumas pequenas estrelas que, mesmo ainda muito jovens, já recebem o peso da responsabilidade de decidir.
Um dos grandes favoritos ao tÃtulo, o Santos continua sendo o time de VÃtor Hugo (/94). Ponta-direita de pé canhoto, ele é a referência da equipe pela qualidade técnica, pela personalidade e pela ascensão de seu jogo nos últimos meses. Mas os holofotes já procuram outra figura ainda mais jovem para dividir as responsabilidades.
De contrato profissional assinado há duas semanas e multa rescisória superior a Neymar,o azougue Victor Andrade (/95) não para de evoluir e de criar o hábito de decidir as partidas para os santistas. Ele, com 16 anos, é o artilheiro do Santos no Campenato Paulista Sub-17 com 12 gols marcados e sequer é titular absoluto. Sua especialidade é sair do banco de reservas e, com o jogo em andamento, dar o golpe final nos adversários.
O Santos, que se fortaleceu ao vencer o São Paulo na Baixada Santista e arrancar empate com brilho em Cotia, terá um clássico pela frente. Trata-se do Corinthians, de campanha irregular, time que sofre mudanças constantes e que passa por dificuldades logÃsticas muito sérias. Mas, ainda assim, um osso sempre duro de roer, sobretudo e o zagueiro Marquinhos (/94), capitão da seleção sub-17, descer para participar da reta final do Paulista.
Mas, indiscutivelmente, a referência técnica do Corinthians já é o garoto Léo (também /95) grande artÃfice do tÃtulo paulista sub-15 conquistado pelos corintianos em 2010. Evoluindo em meio aos jogadores mais velhos e com contrato profissional assinado, brilha no setor ofensivo ao lado do atacante Marcos Yuri, goleador corintiano com 13 gols no Paulista da categoria. Aqui, o favoritismo está com os santistas.
Outro peixe grande nessa reta final é o Desportivo Brasil, o clube da Traffic. Mesmo em meio a algumas turbulências internas, o DB mantém um desempenho de alto nÃvel e tenta seu primeiro tÃtulo estadual de grande porte. A grande estrela do time, que tem jogadores interessantes como Agnaldo, Ademir e até Wellerson (/96), entretanto, é Aguilar (mais um /95).
Pivô de briga séria nos bastidores entre Cruzeiro e a Traffic, o atacante deixou a Toca da Raposa no ano passado e, recentemente, fez estágios no Manchester United e no Twente, da Holanda. De volta ao Paulista Sub-17, já acumula 11 gols marcados mesmo tendo participado de bem menos jogos que os demais. Atacante decisivo, Aguilar a maior esperança da empresa de Jota Hawilla desde Dellatorre, hoje no Internacional.
Dono da melhor campanha do Paulista, o Palmeiras é o time com mais credenciais para o tÃtulo até porque a cobrança está centrada em jogadores mais velhos, casos de Bruno Sabiá (/94) e Bruno Dybal (/94). Mas o volante FabrÃcio (/95) e o atacante Hugo Ragelli (/95) também são coadjuvantes importantes que, em 2012, têm tudo para assumir a condição de protagonistas.
Importante lembrar o quanto, em categorias de base, um ano a mais ou a menos faz diferença no aspecto fÃsico, sobretudo porque Aguilar, Victor Andrade e Léo, as pequenas estrelas /95, se destacam principalmente por sua condição técnica. Decidir partidas do Campeonato Paulista Sub-17 a esse estágio tem um valor muito expressivo e deixa bem claro quem tem potencial para, no futuro, poder ser também uma grande estrela.
Firulas#1
Na próxima semana, a coluna fala sobre a queda totalmente brusca do time sub-17 do São Paulo, eliminado na terceira fase do Paulista.
#2Soa de forma absolutamente prematura a profissionalização de Yuri Mamute (/95) aos 16 anos. Em seu primeiro ano de juvenil, o atacante ainda incorpora fundamentos importantes e vai evoluir tecnicamente para, quem sabe mais à frente, chegar ao time de cima. Queimar tantas etapas é algo injustificável, independente do potencial de Mamute, e dá margem a diversos tipos de comentários.
#3Importante acompanhar, mesmo que a distância, a progressão de Kelvin (/93), ex-Paraná Clube, no futebol português. Cedido por empréstimo pelo Porto ao Rio Ave, clube de campanha muito ruim, o atacante tem se destacado com boas participações no Português.
#4E por falar em jogadores com potencial no exterior, é triste o rumo que toma a carreira de Wellington Silva, que tinha tudo para ser um Neymar. Cedido pelo Arsenal, ele hoje está encostado no Levante, de grande inÃcio no Campeonato Espanhol. É um tremendo jogador que caberia bem em vários times brasileiros.
Foto: Site oficial do SantosClique aqui e acesse o site OLHEIROS.NET