Com os certames regionais se encaminhando para o mata-mata das etapas decisivas, alguns jogos da Copa do Brasil em sua fase de "Davi x Golias" e a Libertadores ainda engatinhando em sua fase de grupos, pouca coisa interessante sobra para a crônica esportiva preencher seus espaços de modo a sacudir as paixões clubísticas dos amantes do esporte bretão.
Diante desse quadro, dedico meu comentário de hoje ao "Dia Internacional da Mulher", colocando em destaque o "release" que recebi do setor de mídia da Arena do Grêmio, ressaltando a predominância quantitativa das mulheres no complexo administrativo da nova e já vitoriosa casa tricolor
O texto diz na íntegra: Futebol e mulher tem tudo a ver. Quer a prova? A Arena do Grêmio realizou um levantamento em sua gestão e constatou que 56% do seu quadro funcional é constituído por mulheres. O número evidencia que o distanciamento do público feminino com estádios, arenas e futebol é coisa do passado e a tendência é vê-las cada vez mais presentes nesse meio.
O presidente da Arena do Grêmio, Mauro Araújo, destaca a excelência no serviço prestado por elas na sua gestão. “Nossas colegas encaram as duras rotinas de trabalho com muito conhecimento, coragem, sensibilidade, criatividade, graça e disciplina, ajudando a construir definitivamente a imagem de grandiosidade pela qual nossa Arena é reconhecida hoje e nos tornando exemplo e referência como espaço multiuso. O resultado de todo o trabalho desenvolvido por elas, com esforço e a dedicação de toda nossa equipe, mostra o quanto o espaço do futebol está vivendo um ótimo momento, de harmonia e equilíbrio”, analisa o presidente.
Nas redes sociais, os dados apontam que 41% dos seguidores da Arena também são mulheres, mostrando a forte interação do público feminino e revelando que este elo está cada vez mais forte.
Realmente esse é um dado positivo numa época em que a quebra de tabus é vista como um ponto de honra, despertando a consciência de que aquela ideia tacanha de épocas passadas, representada pelo refrão machista "isso é coisa para homem" está praticamente superada, haja vista que as mulheres têm revelado competência plena, ocupando espaços em todos os ramos de atividade, outrora privativos de pessoas do sexo masculino.
Uma prova disso, no terreno do futebol, foi a contratação de 27 atletas do futebol feminino feita pela CBF em 2015, para comporem a seleção permanente do gênero, com um piso salarial de R$ 9 mil, algo que aconteceu graças ao despontar de talentos femininos da bola, que tanto têm honrado o nome do Brasil no exterior, com direito a uma versão feminina do "Rei Pelé, na figura da super craque Marta Vieira da Silva, cinco vezes eleita a melhor jogadora do mundo.
Saúdo neste 8 de março as mulheres de todos os segmentos profissionais e de um modo especial as que atuam do mercado de trabalho futebolístico, como as atletas do futebol feminino, as integrantes dos quadros de árbitros, além das jornalistas da mídia esportiva, que se destacam nos seus trabalhos magníficos de reportagens, narrações, comentários e apresentação de programas esportivos, de que são exemplos clássicos as colegas Larissa Erthal e Renata Fan, ícones expressivos da TV Bandeirantes.
Cumprimento igualmente aquelas mulheres que labutam na área administrativa dos clubes, das federações, confederações e estádios, com um agradecimento especial à funcionária Manoela Soares, da Arena do Grêmio, pela forma cordial com que tem facilitado meu acesso aos jogos caseiros do tricolor gaúcho, com vistas à realização do meu trabalho de comentarista deste Portal esportivo.
Fale com nosso comentarista Lino Tavares: Portal Terceiro Tempo, Linotíciais ,Portal International, Rede de Mídia On Line (Portal Brasil News, Semanário VirItualino Online, Rio On Line Jornal, On Line Jornal Porto Alegre, Jornal Eletrônico Entertainment Newspaper). Revista Eletrônica GibaNet.com, Jornal Expresso Minuano-RS. Facebook: Lino Mídia Celebrities e Planeta Arte - Estrelas. E-mail: jornalino@gm