Jogadores tiveram folga no sábado. Foto: Pedro Martins/MoWa Press/via UOL

Jogadores tiveram folga no sábado. Foto: Pedro Martins/MoWa Press/via UOL

A acusação de estupro contra Neymar deixou para trás todas as outras polêmicas recentes que envolviam o jogador neste período de preparação para a Copa América. Depois agredir um torcedor após jogo do PSG, ele perdeu a faixa de capitão na seleção brasileira, sofreu um susto com dores no joelho esquerdo no início de preparação na Granja Comary e, agora, se vê em meio ao capítulo policial.

O caso não deve, a princípio, afetar sua participação na competição. Não há indícios, neste momento, de corte. Dentro da seleção brasileira, o assunto deverá ser tratado com cautela, principalmente depois que o pai do atleta, também Neymar, negou as acusações em entrevista ao programa de José Luís Datena, na TV Bandeirantes.

Há questões que dependerão do andamento das investigações. Por exemplo: há dúvidas sobre a possibilidade de ele precisar prestar depoimento à polícia. Caso isso seja necessário, ele pode precisar deixar a concentração da seleção brasileira. O Brasil fará jogos em São Paulo, onde o boletim de ocorrência foi registrado pela mulher que o acusa, nos dias 14 e 22 de junho, chegando à capital paulista dias antes dessas partidas. A seleção ficará, no total, nove dias na capital paulista.

Neste domingo (2), Neymar e os demais jogadores da seleção devem se apresentar no fim da manhã no centro de treinamento em Teresópolis (RJ) depois de ganharem folga na tarde de sábado (1) para acompanharem a final da Liga dos Campeões, entre Liverpool e Tottenham. O jogador, acompanhado de outros colegas de time, deixou a Granja Comary no sábado no helicóptero do camisa 10 da seleção. Não há qualquer previsão de que Neymar dê entrevista nos próximos dias durante o tempo concentrado com a seleção.

Neste sábado (1) ele trabalhou normalmente pela manhã depois de se recuperar das dores no joelho que o deixaram fora do campo por dois dias. Estava animado, brincando por diversas vezes com outros atletas, como Filipe Luís. Tite o colocou no esboço de time titular ao lado de Gabriel Jesus e David Neres no ataque. É provável que ele comece jogando o amistoso da próxima quarta (5), contra o Qatar, em Brasília.

Últimas do seu time