Ronaldo Drummond cala a torcida alvinegra no Morumbi. Foto: Miguel Mitsuo

Ronaldo Drummond cala a torcida alvinegra no Morumbi. Foto: Miguel Mitsuo

Há exatamente 50 anos, no Morumbi, o Corinthians acumulava mais uma frustração em sua luta para voltar a comemorar um título, quando o Palmeiras derrotava o Alvinegro de Parque São Jorge por 1 a 0 na decisão do Campeonato Paulista de 1974, com gol marcado pelo saudoso Ronaldo Drummond (1946-2020).

O Corinthians, comandado pelo treinador Sylvio Pirillo, havia sido o campeão do 1º turno, enquanto o Palmeiras levantou o simbólico título do 2º turno daquele disputado Campeonato Paulista.

Assim, foram marcadas duas partidas para a decisão, e a primeira delas, que aconteceu em 18 de dezembro de 1974, acabou empatada em 1 a 1. Aquele jogo começou efeverscente, com o ponta-direita Edu abrindo o placar para o time esmeraldino logo aos 54 segundos de bola rolando.

Mas o meia alvinegro Lance, pouco depois, aos 3 minutos da etapa inicial, deixou tudo igual, no jogo que fora disputado no Pacaembu.

Um público de 120.522 espectadores compareceu ao Morumbi naquele nublado 22 de dembro de 1974, um domingo, e viu Ronaldo Drummond fazer o único tento do jogo aos 24 minutos do segundo tempo.

O lance do gol começou da direita, quando o lateral Eurico levantou para a grande área. Leivinha ganhou a disputa de cabeça com o zagueiro Brito e a bola sobrou para Ronaldo arrematar de perna direita. Ademir Gonçalves (1946-2022) estava no lance mas não conseguiu impedir o chute do atacante alviverde. O goleiro argentino Buttice (1942-2018) ainda tocou a mão esquerda na bola, mas o chute foi forte, impedindo a defesa do saudoso arqueiro corintiano.

POLÊMICA NO LANCE...

Na origem do lance que resultou no gol palmeirense, o zagueiro alviverde Luís Pereira fez falta clara sobre Rivellino, não marcada pelo árbitro Dulcídio Wanderley Boschillia.

Rivellino, injustamente, acabou sendo responsabilizado por setores da imprensa e da própria torcida corintiana, que entendeu que o "Reizinho do Parque" tenha tido um desempenho abaixo de suas possibilidades naquela partida. No jargão popular, o que se dizia na época, é que Roberto Rivellino havia "pipocado".

A pressão foi tamanha que o presidente Vicente Matheus acabou negociando o camisa 10 com o Fluminense, onde ele também tornou-se ídolo.

O fim do jejum de títulos corintianos cessaria três anos depois, com a conquista do Campeonato Paulista de 1977, diante da Ponte Preta. Mas esta, é outra história...  

ABAIXO, COM A BRILHANTE NARRAÇÃO DE OSMAR SANTOS (PELA RÁDIO JOVEM PAN), O GOL DE RONALDO DRUMMOND NA DECISÃO DO CAMPEONATO PAULISTA, DISPUTADA EM 22 DE DEZEMBRO DE 1974 

FICHA TÉCNICA DA PARTIDA

DECISÃO DO CAMPEONATO PAULISTA DE 1974

Estádio Cícero Pompeu de Toledo (Morumbi)
Data: 22 de dezembro de 1974 (domingo)
Árbitro: Dulcídio Wanderley Boschillia
Gol: Ronaldo Drummond Palmeiras), aos 24 minutos do segundo tempo
Público: 120.522 torcedores

PALMEIRAS: Leão; Jair Gonçalves, Luís Pereira, Alfredo, Zeca, Dudu, Ademir da Guia, Edu, Leivinha, Ronaldo e Nei. Técnico: Oswaldo Brandão

CORINTHIANS: Buttice; Zé Maria, Brito, Ademir, Wladimir, Tião Corinthians, Rivellino, Vaguinho, Lance, Zé Roberto (Ivan) e Adãozinho (Pita). Técnico: Sylvio Pirillo

Últimas do seu time