Na condição de campeã mundial, pelo título conquistado em 1958 na Suécia, a seleção brasileira passou 15 dias em Campos do Jordão, cidade encravada na Serra da Mantiqueira, para sua fase final de preparação para a Copa do Chile em 1962.
No total, 41 jogadores e a delegação brasileira chegaram à cidade paulista situada a 1.700 metros de altitude na tarde de 22 de março de 1962, hospendando-se no badalado Hotel Vila Inglesa, permanecendo até o dia 6 de abril.
A escolha de Campos do Jordão naquele outono visou ambientar os jogadores ao clima que enfrentariam no Chile, onde estrearam no Mundial diante do México no dia 30 de maio, com vitória por 2 a 0, gols de Zagallo e Pelé, partida disputada no Estádio Salsalito, em Viña del Mar.
A campanha vitoriosa culminou com a decisão contra a Tchecoslováquia, vitória por 3 a 1, de virada. no Estádio Nacional de Chile, em Santiago. Masopust abriu o placar para a Tchecoslováquia mas Amraildo empatou logo em seguida. Zito virou para o Brasil e Vavá fechou o marcador, garantindo o bicampeonato para o escrete canarinho comandado pelo técnico Aymoré Moreira.
Saudade: O golaço 'Baila Comigo' de Mendonça, que nos deixava há seis anos
05/07/2025F1: Verstappen contraria a lógica, coloca rivais no bolso e larga na pole do GP da Grã-Bretanha
05/07/2025Achados & Perdidos: Itália 3 x 2 Brasil na Copa de 82, há 43 anos
05/07/2025Saudade: Há três anos morria Bento de Oliveira, grande operador de som e revelador de Osmar Santos
04/07/2025Achados & Perdidos: Há 13 anos, noite impecável de Emerson Sheik na conquista corintiana da Libertadores
04/07/2025