Quebrando uma sequência de duas perdas de títulos do Campeonato Brasileiro (para o Vasco da Gama em 1989 e para o Corinthians em 1990), o São Paulo Futebol Clube conquistava o tricampeonato na cional há exatos 33 anos, ao empatar sem gols com o Bragantino no jogo final, disputado em Bragança Paulista.
O Tricolor, então comandado por Telê Santana, havia vencido a primeira partida da finalíssima no Morumbi, com gol marcado por Mário Tilico, o que deu a vantagem do empate na partida da volta no interior paulista, que contava com um elenco estrelado, comandado por Raí, que tinha companheiros de alto nível, casos de Zetti, Cafu,Leonardo, Ricardo Rocha e Müller.
O gol, aliás, que saiu no começo do segundo tempo, nasceu de uma jogada da direita, com Cafu, que levantou a bola para a grande área. Bernardo acertou um belo cabeceio no travessão do goleiro Marcelo. No rebote, Müller acabou furando e a bola sobrou limpa para Mário Tilico marcar.
O adversário, que tinha Carlos Alberto Parreira como treinador, vivia uma grande fase, após o título do Campeonato Paulista no ano anterior comandado por Vanderleei Luxemburgo (venceu o Novorizontino na decisão), e contava com bons valores, casos de Mauro Silva e Gil Baiano, entre outros.
Assim, depois das conquistas de 1977 e de 1986, o São Paulo chegava ao seu terceiro título de Campeonato Brasileiro, tendo chegado à final após eliminar o Atlético Mineiro, enquanto o Bragantino passou pelo Fluminense.
DEPOIS...
O São Paulo voltou a ser campeão brasileiro em mais três oportunidades, e de forma consecutiva: em 2006, 2007 e 2008, todas sob o comando do treinador Muricy Ramalho, hoje coordenador de futebol do clube.
ABAIXO, OS MELHORES MOMENTOS DO PRIMEIRO JOGO DA DECISÃO DO BRASILEIRÃO DE 1991, NO MORUMBI, SÃO PAULO 1 X 0 BRAGANTINO, GOL DE MÁRIO TILICO. A NARRAÇÃO É DE JOTA JÚNIOR E AS REPORTAGENS DE TATÁ MUNIZ, PELA TV BANDEIRANTES. O JOGO FOI REALIZADO EM 5 DE JUNHO DE 1991.
ABAIXO, OS MELHORES MOMENTOS DO ÚLTIMO JOGO DA DECISÃO DO BRASILEIRO DE 1991, NO ESTÁDIO MARCELO ESTÉFANI, EM BRAGANÇA PAULISTA, 0 X 0, EM 9 DE JUNHO DE 1991. A NARRAÇÃO É DO SAUDOSO SILVIO LUIZ, E AS REPORTAGENS DE JOSÉ LUIZ DATEN, PELA TV BANDEIRANTES.
Parabéns, João Leite! Ídolo do Atlético Mineiro, ex-goleiro completa 69 anos!
13/10/2024Jornada esportiva histórica: Ouça Milton Neves na cobertura da final do Paulistão de 77
13/10/2024Achados & Perdidos: Há 47 anos, contra a Ponte Preta, o fim do martírio corintiano
13/10/2024Afinal, a Ponte Preta de 1977 tinha um time melhor que o do Corinthians?
13/10/2024Achados & Perdidos: Saiba como foi a maior goleada da história da Vila Belmiro, entre Santos e Ponte Preta
12/10/2024