Então aos 19 anos, o atacante vibra ao lado do ponta-esquerda João Paulo. Foto: Reprodução

Então aos 19 anos, o atacante vibra ao lado do ponta-esquerda João Paulo. Foto: Reprodução

Revelado no terrão do Parque São Jorge, Paulo Sérgio Rosa, o Viola, está completando 55 anos nesta segunda-feira, dia 1ª de janeiro de 2024.

E, para celebrarmos a data festiva, relembramos seu primeiro gol como profissinal do Corinthians, exatamente na decisão do Campeonato Paulista de 1988, contra o Guarani, jogo disputado no Estádio Brinco de Ouro da Princesa, em Campinas.

Depois do empate em 1 a 1 no Morumbi, no pimeiro jogo da decisão, ocasião em que Neto fez de bicicleta para o Bugre e o lateral-direito Edson Boaro empatou para o Alvinegro, que era comandado por Jair Pereira, o título corintiano foi consumado no começo do primeiro tempo da prorrogação, aos 4 minutos, quando Viola desviou o chute de Wilson Mano, sem qualquer chance para o goleiro bugrino Sérgio Neri.

Confiante, o jovem Viola entrou em campo com duas camisas, imaginando que se consagraria na partida, o que de fato aconteceu, e ele a arremassou em direção aos torcedores alvinegros, junto ao alambrado. Viola nem era o titular do time, mas substituiu Edmar, que havia sido convocado para a Seleção Brasileira.

Porém, este começo promissor não foi perene, e Viola acabou passando por dois empréstimos, para o São José e Olímpia para depois retornar ao Parque São Jorge, mais maduro e para um bom ciclo, com mais conquistas, incluindo mais um Paulista, em 1995, e a Copa do Brasil, no mesmo ano.

Viola ainda foi covocado para a Seleção Brasileira e esteve em campo na final daquele Mundial, entrando na prorrogação, contra a Itália, ocasião em que o time canarinho comandado por Carlos Alberto Parreira venceu a Azzurra nas penalidades e chegou ao tetracampeonato.

Depois do Corinthians, Viola teve uma efêmera passagem pelo Valência, da Espanha, e retornou ao Brasil para defender o Palmeiras, mas sem conquistar nenhum título.

De fato, após uma passagem pelo Santos, onde levantou a CopaConmebol de 1988, Viola brilhou apenas pelo Vasco da Gama, por onde foi campeão brasileiro em 2000.

Fora isso, teve uma errática carreira, com passagens por diversos clubes, deixando os gramados definitivamente aos 47 anos, pelo Taboão da Serra, equipe da Grande São Paulo.  

ABAIXO, COM NARRAÇÃO DO SAUDOSO PEIRÃO DE CASTRO (1930-1989), DA TV GAZETA-SP, O GOL DE VIOLA NA DECISÃO DO CAMPEONATO PAULISTA DE 1988, JOGO REALIZADO NO ESTÁDIO BRINCO DE OURO DA PRINCESA, EM CAMPINAS.

Últimas do seu time