Amistoso aconteceu no Estádio do Velódromo. Foto: Acervo Histórico da Sociedade Esportiva Palmeiras

Amistoso aconteceu no Estádio do Velódromo. Foto: Acervo Histórico da Sociedade Esportiva Palmeiras

Ainda como Palestra Itália, o primeiro clássico que o hoje Palmeiras disputou com o Santos, há exatos 109 anos, terminou com a maior goleada do time praiano sobre o rival, 7 a 0, um amistoso disputado no Velódromo, primeiro estádio da cidade de São Paulo.

O amistoso, que ganhou a alcunha de Festival Pró Patria - Cruz Vermelha Italiana, foi absolutamente tranquilo para a equipe da Baixada Santista, que tinha em seu time titular Ary Patusca, irmão de Araken Patusca, este um dos maiores ídolos do clube, com pasagens nas décadas de 1920 e 1930.

Ary Patuska, aliás, foi o autor de três dos sete gols santistas, para a azar do goleiro palestrino Stillitano, que ainda sofreu dois tentos de Anacleto Ferramenta,, um de Aranha e outro de Arnaldo Silveira.

CURIOSIDADE

De acordo com o Almanaque do Santos Futebol Clube, de autoria de Guilherme Nascimento, 250 torcedores do Santos se deslocaram até a capital paulista para acompanhar o jogo, utilizando o trem da SPR Railway. Chegando ao Velódromo, encontram o estádio praticamente lotado. E, antes do início da partida, "as senhoritas santistas cantaram hinos em homenagem ao Santos F.C", diz o relato sobre o jogo no Almanaque do Santos, publicado em 2012.

FICHA TÉCNICA DA PARTIDA

Palestra Itália 0 X 7 Santos

Data: 03 de outubro de 1915 (domingo)
Amistoso - Festival Pró Pátria -Cruz Vermelha Italiana
Local: Velódromo, em São Paulo, SP
Árbitro: Irineu Malta
Gols: Anacleto Ferramenta (2), Ary Patusca (3), Aranha e Arnaldo Silveira.

PALESTRA ITÁLIA: Stillitano; Felice e Fulvio; Police, Fragassi e Ernesto Imparato; Pastore, Américo Fiaschi, Amílcar, Ferré e Ítalo.

SANTOS: Ciro Werneck; Américo e Urbano Caldeira; Pereira, Oscar e Ricardo; Aranha, Ary Patusca, Anacleto Ferramenta, Marba e Arnaldo Silveira.

Últimas do seu time