Pelé marcou 1281 gols, muitos deles memoráveis, como um contra o Juventus em 2 de agosto de 1959, vencendo o goleiro grená Mão de Onça, um tento considerado por muitos o mais belo de todos e, obviamente o milésimo, de pênalti, contra o Vasco da Gama defendido pelo argentino Andrada.
Porém, em quatro ocasiões, Pelé vestiu a camisa de goleiro, na maioria delas, é verdade, em momentos emergenciais, mas que valem o registro. Aliás, segundo Lima, ex-companheiro de Pelé no Santos, foram mais jogos, que não estão registrados, com Pelé no gol, principalmente em excursões ao exterior, quando o clube local pedia para que Pelé atuasse como goleiro no segundo tempo. E, segundo o próprio Lima, durante entrevista à ESPN, Pelé gostava muito de jogar no gol, inclusive após os treinos, recrutando companheiros de time para que tentassem vencê-lo na meta.
CONTRA O COMERCIAL-SP
O extinto Comercial da capital paulista foi o primeiro time contra o qual Pelé atuou como goleiro, em 4 de novembro de 1959, jogo válido pelo Campeonato Paulista, disputado na Vila Belmiro.
Lalá, goleiro titular do Santos, desmaiou após um choque com um adversário e Pelé foi para o seu lugar, nos 19 minutos restantes da partida, e não sofreu nenhum gol. O Santos venceu o Comercial-SP por 4 a 2, com gols de Pelé, Coutinho, Feijó e Dorval para o Peixe, enquanto Tantos e Alencar fizeram os gols da equipe adversária.
CONTRA O GRÊMIO-RS
Contra o Grêmio-RS, o Santos jogou pela Taça Brasil de 1963, em jogo disputado no ano seguinte, no dia 19 de janeiro de 1964. A partida era válida pela semifinal do torneio, e o Santos havia derrotado a equipe gaúcha em Porto Alegre por 3 a 1. No Pacaembu, no jogo da volta, Gylmar foi expulso e Pelé entrou em seu lugar. O Santos venceu por 4 a 3, com três gols de Pelé e um de Pepe, este em cobrança de falta, batida violentamente, como era a característica do ponta-esquerda. O Grêmio marcou com dois de Paulo Lumumba e um de Marino.
ABAIXO, VÍDEO COM ALGUNS MOMENTOS DE SANTOS 4 X 3 GRÊMIO-RS
CONTRA O BOTAFOGO-PB
Pelé estava em busca da histórica marca de 1000 gols na partida amistosa disputada na Paraíba, em 14 de novembro de 1969. Porém, a repercussão seria muito maior se o feito acontecesse em um jogo disputado no eixo Rio-São Paulo. Assim, o técnico santista, Antoninho, pediu que o goleiro Jair Pessoa simulasse uma contusão para que Pelé o substituísse, frustrando o público local. O Santos venceu a partida por 3 a 0, com dois gols de Manoel Maria e um de Pelé.
ABAIXO, VÍDEO COM IMAGENS DO CONFRONTO ENTRE O SANTOS E O BOTAFOGO-PB, INCLUINDO PELÉ NO GOL DO SANTOS
CONTRA O BALTIMORE BAYS (EUA)
No amistoso disputado em 19 de junho de 1973, contra a equipe norte-americana do Baltimore Bays, no Memorial Stadium, em Baltimore, o Santos derrotou a equipe local por 4 a 0, dois gols de Pelé e dois de Eusébio. Aliás, um dos tentos do Rei foi olímpico. Aos 36 minutos do segundo tempo, porém, Pelé deixou a "linha" e assumiu a meta santista, no lugar de Cláudio.
O FILHO, GOLEIRO
Curiosamente, Edinho, filho de Pelé, foi goleiro profissional. Ele atuou entre 1990 e 1999, tendo começado pelo Santos, passado por Portuguesa Santista, São Caetano, Santos novamente e encerrado sua carreira pela Ponte Preta.
Olhos no retrovisor: Hamilton conquistava seu segundo título na F1 há dez anos, o primeiro pela Mercedes
23/11/2024Saudade: Há dois anos morria Tony Lourenço, marcante plantão esportivo da Rádio Bandeirantes
23/11/2024Achados & Perdidos: Flamengo vencia o Cobreloa há 43 anos e conquistava sua primeira Libertadores
23/11/2024Saudade: Há um ano morria Rubens Minelli, treinador brasileiro multicampeão
23/11/2024Palmeiras se encontra com o lanterna e 'seca' o Botafogo neste sábado; as equipes
23/11/2024